Feira orienta sobre saúde, prevenção e controle de doenças bucais – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

Feira orienta sobre saúde, prevenção e controle de doenças bucais

O Curso Técnico em Saúde Bucal do Campus Curitiba promoveu até a última quinta (28) mais uma edição da Feira de Saúde Bucal. O evento foi realizado no pátio da Reitoria e atraiu aproximadamente 250 visitantes. O objetivo é a conscientização de toda a comunidade sobre a importância de hábitos saudáveis, além de explicações sobre a correta higienização da boca.

A Feira foi organizada em sete estandes, cada um deles abordou as particularidades do cuidado com a Saúde Bucal em uma fase da vida: bebê, criança, jovem, adulto, gestante, idoso e pacientes com necessidades especiais. “A Feira é promovida há mais de 10 anos, sempre por alunos do primeiro ano e dirigida a estudantes dos primeiros anos de cada curso, isso permite que todos os alunos participem”, explica a coordenadora do curso, professora Silvia Maria Prado Queiroz.

A professora do curso, Vanessa Bacelar, conta que uma parceria com a Direção do Campus permitiu a visitação por parte dos alunos durante o horário das aulas, garantindo que todos tenham acesso à feira. “Organizamos uma brincadeira como forma de incentivar a participação dos estudantes. No início das explicações, cada aluno da turma visitante recebe uma senha; no final sorteamos 10 kits de higiene bucal”, conta.

Estandes

Além das professoras Silvia e Vanessa, as docentes de Saúde Bucal, Doriana Gaio e Maria Lucia Vetorazzi, auxiliaram os alunos na montagem dos estantes e atuaram na capacitação da turma em relação às temáticas abordadas em cada estande.

Em cada fase da vida são necessários cuidados específicos com a Saúde Bucal. No estande das gestantes, por exemplo, as alunas explicam que durante essa fase as mulheres precisam redobrar o cuidado com a higiene, já que naturalmente comem mais vezes, além de ficarem suscetíveis a enjôos. Outros temas abordados são a importância do leite materno, pré-natal odontológico e dúvidas sobre radiografias durante a gestação.

O estande sobre cuidados em pacientes com necessidades especiais apresentou modelos de escovas de dente adaptadas para quem tem dificuldade motora e não consegue manusear a escova padrão. Na saúde do idoso, os alunos deram dicas de cuidado com dentaduras e pontes móveis, além de informações sobre o autoexame, importante para evitar o desenvolvimento de doenças como o câncer bucal. Já no estande de Saúde Bucal dos jovens, o destaque foi para a higienização do aparelho ortodôntico, explicações sobre piercing na boca, mal hálito e orientações sobre a transmissão de doenças com o beijo.

O estande de Saúde Bucal da criança orientou sobre a importância da escovação, explicou sobre a cárie na infância, uso do fio dental, flúor e criou os 10 mandamentos da Saúde Bucal:

1 – Escove corretamente os dentes

2 – Escove a língua