Foz sediará Jogos Nacionais dos Institutos Federais – Instituto Federal do Paraná

JIF Nacional

Foz sediará Jogos Nacionais dos Institutos Federais

Mais de mil estudantes estarão reunidos em Foz do Iguaçu para participar dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais entre os dias 18 e 22 de novembro. O evento reunirá 35 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A cidade de Foz do Iguaçu está localizada no oeste do Paraná e fica na divisa do Brasil com o Paraguai e Argentina. É um dos principais roteiros turísticos do Brasil devido as Cataratas do Iguaçu. São 275 quedas distribuídas em 5 quilômetros do Rio Iguaçu, que alimenta a hidrelétrica de Itaipu, a maior do país e responsável pelo fornecimento de 19,3% de todo o consumo brasileiro.

Os habitantes de Foz também são uma peculiaridade do município, dentre seus 260 mil cidadãos há libaneses, paraguaios, argentinos e chineses e outras nacionalidades.

‘Foz do Iguaçu não foi escolhido apenas por ser tão atrativa turisticamente”, explica a professora Roseli Dahlem, diretora do câmpus Foz. “Nossa história se mistura com a lei de criação dos Institutos Federais em todo o país e com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, além disso contamos com todas as condições necessárias para abrigar os Jogos”.

O IFPR está em Foz do Iguaçu desde 2008, mesmo ano da Lei nº 11892 de criação dos Institutos Federais. O câmpus possui uma estrutura privilegiada, pois em sua atual sede funcionou o antigo Floresta Clube, criado por funcionários da Itaipu e das empreiteiras responsáveis pela construção do hidrelétrica e custeado pela empresa. O Clube marcou a cidade como uma excelente opção de entretenimento, especialmente nas festas de Carnaval.

Saiba mais sobre a história do Floresta Clube nesta reportagem do Paraná TV

História

Entre 2008 e 2009, as aulas e atividades do Instituto aconteceram nas dependências do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). Diante do desafio de implantar o IFPR em Foz do Iguaçu, a equipe diretiva do câmpus, liderada pelo professor Irineu Colombo, realizou uma provocação para a direção da Itaipu Binacional: doar a sede do clube desativado para a instalação do IFPR na cidade. A proposta deu certo e a empresa doou a antiga sede de 86 mil m² ao Instituto Federal do Paraná em abril de 2010.

O câmpus conta com laboratórios de recursos naturais, informática, química, biologia e física, além de ginásio poliesportivo, quadra de tênis e campo de futebol. O salão de festas, que recebeu comemorações como Baile do Havaí e de Carnaval, é espaço privilegiado para realização da Mostra de Cursos e outros eventos que envolvem os estudantes, professores e toda a comunidade.

Atualmente, o câmpus conta com 56 servidores e atende um total de 898 alunos, distribuídos entre Cursos Técnicos, PRONATEC, Educação à Distância e o Programa Mulheres Mil. A partir de 2014, o câmpus Foz do Iguaçu ofertará 7 cursos: Técnico em Aquicultura, Técnico em Informática, Técnico em Edificações, Técnico em Cozinha, Técnico em Hidrologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Física.

Durante os cinco anos de atividades, o câmpus, em parceria com outros órgãos e entidades, já foi sede de vários eventos para o público interno e externo: Seminário de Educação, Ciência e Tecnologia (SECT) e Feira de Profissões, Jogos Universitários Brasileiros, Mostra de Cursos, Jogos Intersalas, Jogos Nacionais de Basquete Master, Gincana Cultural, 9ª Reunião Extraordinária do Fórum de Gestão de Pessoas (FORGEP), Encontro de Setores do IFPR, entre outros.

Os Jogos em Foz

O coordenador dos Jogos Nacionais, professor Izaías Costa Filho, resgata que Foz é sede do evento graças ao I Fórum Nacional de Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer dos Institutos Federais, realizado em 2011, em Recife (Pernambuco). “Estava representando o IFPR no evento e fiz uma apresentação de nossa instituição e de seus câmpus. Em seguida, nos ofertaram a realização dos Jogos Nacionais, pois há um rodízio entre as regiões sedes e era a vez do Sul. A Diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais (DAES) se comprometeu a fazer o projeto e em nossa análise, devido a infraestrutura do câmpus Foz e também do Centro de Esportes Costa Cavalcanti, além do aeroporto da cidade e de sua estrutura hoteleira, tínhamos as melhores condições de recepcionar os atletas de todo o país”, explica.

Saiba mais sobre o câmpus Foz, na página institucional desta unidade do IFPR

JIFs 2013 reunirão mais de mil estudantes atletas de todo o Brasil em Foz do Iguaçu

Página dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIFs) 2013 (IFPR):

Programação oficial dos JIFs 2013