Publicado em
Uma comitiva da Reitoria esteve no Campus Palmas na quarta-feira (14) para a realização de uma agenda de trabalho que incluiu reuniões com a equipe de ensino, administrativa e servidores do campus.
A comitiva é liderada pelo Reitor Pro Tempore do IFPR, professor Odacir Antonio Zanatta, e integrada pelo Pró-Reitor de Ensino, professor Sérgio dos Mártires, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, professor Marcelo Estevam, do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Paulo Yamamoto, do Diretor de Ensino Superior, professor Paulo César Medeiros e do arquiteto Fernando Neves.
Pela manhã, o grupo foi recebido pelo Diretor-Geral do Campus Palmas, professor Luciano Martignoni, e por representantes das diretorias de Ensino e de Administração. Duas reuniões de trabalho foram realizadas, uma com os coordenadores dos cursos de graduação oferecidos pelo campus e outra com a equipe ligada às atividades administrativas do campus para discussão de questões de infraestrutura.
“A presença de representantes das Pró-Reitorias é muito importante, para que eles possam vivenciar in loco algumas das nossas demandas e também ver o que está acontecendo de interessante no campus”, avalia o Diretor de Ensino, Frank Lagos.
O professor Zanatta também recebeu o abaixo assinado promovido pelos estudantes do campus, que reivindicam a construção de um refeitório subsidiado no local. O documento foi entregue pelo estudante Marcelo Sonza Bellan, presidente do Centro Acadêmico do curso de Enfermagem.
À tarde, o Reitor, representantes das Pró-Reitorias e gestores do campus reuniram-se para a discussão do Planejamento Estratégico da unidade. Paulo Yamamoto tratou do uso do Sistema de Gestão Acadêmico (Sigaa) para as ações de registro e acompanhamento dos estudantes, além dos cortes orçamentários ao qual o campus será submetido – sofrerá 21% de redução no seu orçamento para o próximo ano.
A agenda de trabalho encerrou-se com uma reunião com os servidores, no auditório da biblioteca, onde a equipe da Reitoria respondeu perguntas dos servidores que envolveram temas como a alteração de regime de trabalho dos professores de 20h ou 40h semanais para o regime de dedicação exclusiva (DE), a implantação do regime de trabalho de 30h para os servidores técnico-administrativos, a extinção de cursos de graduação, políticas de estímulo à capacitação e qualificação dos servidores.
“Hoje, Palmas necessita de cinco milhões de reais em investimentos. Desde o início das suas atividades, o Campus Palmas não recebeu verbas para infraestrutura, apenas para a realização de reformas emergenciais. Vamos batalhar para conseguir fazer esse investimento”, afirmou Zanatta.
Durante a reunião com os servidores, o Diretor-Geral do Campus Palmas entregou ao Reitor uma série de estudos que dará origem ao Planejamento Estratégico do campus. “Ainda não é um planejamento estratégico, mas um estudo dos desafios e oportunidades que se apresentam ao campus, e que dará origem ao nosso planejamento”, explicou.
Movimento Palmas Desenvolvida conta com a colaboração do campus
No fim da tarde, o grupo da Reitoria do IFPR encontrou-se com representantes do Movimento Palmas Desenvolvida. O coordenador do movimento, Admilson Mensor, entregou o Planejamento Estratégico do movimento.
“Nós temos grandes expectativas em relação à atuação do IFPR na região e esperamos que vocês colaborem com a implantação de uma incubadora tecnológica no município, que será também a primeira do IFPR no estado”, afirmou o Admilson.
Nesta quinta, comitiva realiza visitas em Coronel Vivida
Nesta quinta-feira (15), a comitiva fez uma visita ao Campus Avançado Coronel Vivida, que realiza, nesta semana, a Mostra de Cursos, a II Semana de Extensão, Pesquisa e Inovação (Sepei) e a IFTech.
Depois de conhecer os trabalhos expostos pelos estudantes nos eventos, Zanatta reuniu-se com os servidores para apresentar os objetivos da gestão e também ouvir as dúvidas da comunidade interna do campus.
À tarde, o Reitor do IFPR participa de uma reunião com o prefeito de Coronel Vivida.