IFPR Goioerê participa do InovaGoio – Campus Avançado Goioerê

INOVAÇÃO

IFPR Goioerê participa do InovaGoio

Entre os dias 25 e 26 de setembro, o IFPR em parceria com o Município de Goioerê e outras instituições, realizou o InovaGoio, no Parque de Exposições do Município de Goioerê. É o primeiro evento específico de inovação na cidade e contou com a presença de diversas instituições, entre elas o IFPR, UEM, UAB e Celepar.

Durante os 2 dias do evento que se estendeu até a sexta nas dependências do IFPR, foram realizadas as edições locais do IFTech e SE²PIN, contando com uma ampla programação de oficinas e minicursos voltado para a comunidade externa, estudantes e servidores do campus, que também apresentaram projetos envolvendo tecnologia e inovação em forma de protótipos e pôsteres, que oportunizou novos conhecimentos e possibilidades de aprendizagem.

No dia 25, foram realizadas as apresentações dos pôsteres do SE²PIN local e a avaliação dos projetos do IFTech local, bem como a oficina de Stencil em Camisetas com a Prof. Julyana Biavatti do curso técnico em Produção de Moda. Encerrando o dia, aconteceu o I Concurso de Cosplay de Goioerê, organizado pelo IFPR, que obteve um excelente público e considerado um sucesso.

No dia 26, recebemos o Prof. Marcos Lavarda, membro da AGIF – Agência de Inovação do IFPR, que realizou o minicurso de Introdução a Robótica com Arduíno, com 2 turmas de 30 participantes nos dois períodos do evento. No período da tarde aconteceu a Mostra de Robótica, com a presença de equipes dos campi do IFPR de Assis Chateaubriand, Cascavel, Goioerê, Telêmaco Borba e Umuarama, com as categorias Seguidor de Linha Junior e Sênior, e Sumô. No final do dia, o Diretor do IFPR Goioerê, Prof. Marcos Paulo Rosa, assinou juntamente às autoridades presentes, o pacto pela inovação, que corroborá para o trabalho do Comitê Gestor da Lei de Inovação que deverá ser apreciada pelo legislativo ainda em 2019.

Encerrando a programação, nesta sexta-feira (27) foi realizado o minicurso de Introdução a Robótica com Arduíno, ministrado pelo Prof. Marcos Lavarda, voltado para professores da rede municipal e estadual de educação, tendo a participação de estudantes do Campus Assis Chateubriand.

Para o estudante Danilo Bugno, do 1º ano do curso técnico em Informática, “participar do evento foi uma experiência nova, marcada pela oportunidade de conhecer pessoas, novas tecnologias e vivenciar momentos de ensino e aprendizagem fora do ambiente escolar”.

Um dos organizadores do InovaGoio, Prof. Alison Ribeiro do curso técnico em Informática, relata que “percebemos que a comunidade de Goioerê recebeu com bons olhos esse evento sendo que muitas pessoas não sabiam que poderia ser inovadores. Os olhos dos jovens chegavam a brilhar ao ver a competição de robótica, pois muitos deles, nunca haviam visto um robô de tão perto”.

“A integração das áreas do saber voltadas para a inovação, proporcionam um novo pensar para o ensino e o resultado deste. O evento foi importante para unir em torno de um objetivo, diversos atores do município e estado, iniciando um pensar inovador e criando possibilidades de desenvolvimento local e regional”, ressaltou o Diretor do IFPR Goioerê, Prof. Marcos Paulo Rosa.

No encerramento do evento, o Prefeito Municipal, Pedro Coelho, exaltou o sucesso do evento e agradeceu as parcerias em torno da organização e do Comitê Gestor. Citando o apoio da Celepar, anunciou novidades para 2020 e um evento ainda maior.

Confira aqui as fotos do evento.