Homologadas inscrições para Curso Básico de Libras do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Homologadas inscrições para Curso Básico de Libras do IFPR

Diante da intensa procura pelo Curso de Capacitação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que será realizado entre os meses de julho a outubro de 2012, na Reitoria do IFPR, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) optou pela formação de duas turmas. Das 25 vagas inicialmente ofertadas, 32 foram regularmente preenchidas por servidores técnico-administrativos e docentes. Ainda há oito vagas. A Progepe analisará as inscrições para as vagas restantes até dia 20 de julho de 2012.

O curso será desenvolvido na modalidade presencial em dois horários: às terças e quintas, das 14h30min às 16h30min e às segundas e quartas feiras, das 10h às 12h. As aulas da primeira turma serão ministradas no período entre 31 de julho e 18 de outubro. Já as do segundo grupo, de 13 de agosto até 31 de outubro.

De acordo com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, os critérios para a composição das turmas foram: ordem de inscrição -priorizando o primeiro horário divulgado; distribuição das pessoas da mesma equipe em horários alternados e equilíbrio na distribuição dos participantes por turma. A duração do Curso Básico de Libras é de 40 horas.

O curso tem uma função fundamental diante de umas das diretrizes dos Institutos Federais: a inclusão. O objetivo de propiciar a aprendizagem básica da Língua Brasileira de Sinais, bem como o contato com as peculiaridades da cultura e identidade surda é de   promover a acessibilidade e a comunicação entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte, anulando o preconceito proveniente da desinformação que causa medo e desencorajamento no relacionamento entre ouvintes e surdos.

A iniciativa para a realização da atividade partiu da servidora Josiane Maria Poleski, ligada à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi). Josiane possui deficiência auditiva congênita bilateral profunda, o que proporciona maior efetividade na ministração do curso e atende ao disposto no artigo 4º do Decreto-Lei 5626/2005, que estabelece esta prioridade nos cursos de formação específicos.

Mais informações:

Homologação de inscrições Curso de Libras

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas na página da Capacitação da Progepe.