IFMS sedia reunião de dirigentes da Rede Federal – Instituto Federal do Paraná

IFMS sedia reunião de dirigentes da Rede Federal

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) sedia a partir destas terça, dia 08 de outubro,  em Campo Grande, a 36ª reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A reunião irá até dia 10 de outubro. O reitor pro tempore do IFPR, Jesué Graciliano da Silva está presente ao evento.  É a primeira vez que o Mato Grosso do Sul recebe o evento.  A reunião faz parte da programação anual do Conif, que inclui encontros mensais entre os gestores de 41 instituições que compõem a Rede Federal.

“É uma honra para o IFMS receber os dirigentes das instituições federais de educação de todo o país. É neste colegiado que se discutem as diretrizes da educação profissional e tecnológica no âmbito da Rede Federal”, explicou o reitor do IFMS, Marcus Aurélius Stier Serpe, que também ocupa o cargo de diretor financeiro do Conif.

Na pauta, estão previstas discussões sobre a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018, com a possível participação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação. Em relação ao fortalecimento das relações internacionais, o Pleno irá avaliar a realização de missões em países como China, Uruguai e Argentina, além da seleção de instituições da Rede Federal que irão receber estagiários estrangeiros.

Conif

Criado em 2009, o conselho atualmente é presidido pelo reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Caio Mário Bueno Silva. Entre as missões do Conif estão a valorização, a defesa e a consolidação das 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. São 38 institutos federais, dois centros federais de educação profissional e tecnológica e o Colégio Pedro II que, juntos, contabilizam 448 unidades implantadas em todo o Brasil. O conselho incentiva o intercâmbio de informações e experiências entre as instituições da Rede Federal e também com outras instituições nacionais e estrangeiras.

Fonte: Ascom/IFMS  e Assessoria de Comunicação do Conif