IFPR abre inscrições para 3009 vagas em 87 cursos técnicos e superiores – Instituto Federal do Paraná

Notícias

IFPR abre inscrições para 3009 vagas em 87 cursos técnicos e superiores

Publicado em

Copiado!

Teve início nesta segunda-feira (1) o período de inscrições para o Processo Seletivo 2013 do Instituto Federal do Paraná (IFPR). São ofertadas 3009 vagas em 87 cursos técnicos e superiores nas cidades de Assis Chateaubriand; Campo Largo; Cascavel; Curitiba; Foz do Iguaçu; Irati; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Palmas; Paranaguá; Paranavaí; Telêmaco Borba e Umuarama.

As inscrições custam R$ 30 e devem ser realizadas por meio do site www.ifpr.edu.br até o dia 1 de novembro. Pedidos de isenção da taxa serão aceitos até o dia 15 de outubro. As provas serão realizadas no dia 16 de dezembro nas 14 cidades que possuem câmpus do IFPR. Os candidatos deverão realizar a prova na cidade onde o curso pretendido é ofertado.

Das vagas oferecidas para cada curso, 20% serão de inclusão racial, destinadas a estudantes de cor preta ou parda que possuam traços fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro. Outros 40% serão de inclusão social, disponibilizadas para estudantes oriundos de escolas públicas. Ainda haverá reserva para candidatos indígenas (5%) e com deficiência (5%), sendo destinadas à concorrência geral 30% das vagas.

Não poderão candidatar-se às vagas de inclusão racial, social, ou às vagas destinadas a indígenas e pessoas com deficiência os candidatos que já possuem curso superior.

A homologação do resultado final do Processo Seletivo está prevista para o dia 1 de fevereiro de 2013. As aulas, para a maioria dos cursos ofertados, começam no primeiro semestre do próximo ano.

O edital do Processo Seletivo está disponível na página https://ifpr.edu.br/processo-seletivo-2013.

Cursos
A relação completa dos cursos, bem como as descrições de cada um deles, pode ser consultada no Guia de Cursos IFPR 2013, disponível para download no site do Instituto.

Avaliação

Para o ingresso nos cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio, a prova avaliará conhecimentos referentes ao Ensino Fundamental. Já a seleção para os cursos técnicos subsequentes, e também para os cursos superiores, irá considerar conhecimentos relativos ao Ensino Médio.

Mostra de Cursos
Neste mês de outubro, todos os câmpus do IFPR promovem mostras para explicar aos candidatos os detalhes sobre cada curso oferecido. O calendário completo está disponível no hotsite https://www.ifpr.edu.br/mostra.

Edital
O Edital IFPR nº 06/2012, que rege o Processo Seletivo 2013, está disponível para consulta no endereço https://ifpr.edu.br/processo-seletivo-2013.

Topo