IFPR abre inscrições para estudantes e supervisores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Instituto Federal do Paraná

O Instituto Federal do Paraná conseguiu a aprovação de projeto institucional no Edital PIBID/CAPES 011/2012. O PIBID é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Pessoal (CAPES). Em sua proposta, o IFPR apresentou nove subprojetos vinculados aos cursos de licenciatura ofertados pela instituição. No câmpus Palmas estão contemplados os cursos de Artes Visuais, Biologia, Educação Física, Letras (Português e Português/Inglês), Pedagogia e Química. Já em Paranaguá, há subprojetos nos cursos de Ciências Sociais e Física.

As atividades do programa iniciam nesta segunda, dia 06 de agosto com a abertura de inscrições para as  bolsas de iniciação à docência (estudantes) e bolsa para professor supervisor.

Para a bolsa de iniciação à docência podem se inscrever estudantes de licenciatura dos câmpus Palmas e Paranaguá. O valor da bolsa para estudante é de R$ 400,00 mensais, com vigência do início das atividades em 2012 a julho de 2013. O estudante candidato à bolsista deve requerer a inscrição pelo site https://pibid.ifpr.edu.br/ até dia 14 de agosto e entregar no câmpus a documentação exigida no Edital n°42/2012/Proens. O Edital também apresenta os endereços e horários para entrega da documentação, cronograma de divulgação dos resultados, critérios para seleção, atribuições do estudante bolsista, número de vagas disponíveis.

Já para as bolsas de professor supervisor, podem se inscrever os professores de Educação Básica das escolas vinculadas ao projeto que queiram atuar como supervisores dos subprojetos. O supervisor atua como elo entre os estudantes de Licenciatura, escola e coordenação do projeto. Cabe a ele acompanhar as atividades presenciais dos bolsistas de iniciação à docência sob sua orientação. O valor da bolsa para professor supervisor na escola é de R$ 765,00 mensais, com vigência do início das atividades em 2012 até julho de 2013. O Edital n°41/2012/Proens rege esta seleção de bolsistas e traz as informações completas para os interessados.

Ao todo, serão disponibilizadas 89 bolsas de iniciação à docência e 14 bolsas de supervisor, distribuídas em 9 subprojetos.A previsão é de que divulgação do resultado dos bolsistas, sejam estudantes ou supervisores, seja no dia 31 de agosto para que as atividades do programa iniciem no dia 14 de setembro. O início das atividades será marcado por um evento de lançamento do Programa, em breve serão divulgadas mais informações.

O que é o PIBID?

É uma iniciativa que visa a qualificação da formação dos futuros docentes em nível superior para a educação básica, por meio do desenvolvimento de projetos que integram instituições de ensino superior e escolas públicas de educação básica. A intenção é contribuir com a valorização do magistério, elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura e simultaneamente, incentivar as escolas públicas de Educação Básica,  mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério.

A ideia consiste em inserir os licenciandos no cotidiano das escolas públicas, trazendo para sua formação acadêmica experiências metodológicas e tecnológicas, aliando a teoria de sala de aula com o cotidiano da prática docente.

A participação do IFPR nesse programa objetiva-se também consolidar os cursos de licenciatura existentes, ampliando sua qualidade, e fomentar a abertura de novos cursos.

O PIBID IFPR está sendo coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino, através da Diretoria de Ensino Superior e Pós-Graduação e Coordenação de Curso Superior, e pelos Câmpus de Palmas e Paranaguá, através dos cursos de Licenciatura. O projeto institucional do IFPR no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência possui um site próprio, em que estão todas as informações para consulta dos interessados.

Acesse  https://pibid.ifpr.edu.br/ para ler na íntegra dos editais e os subprojetos apresentados, conhecer as escolas participantes e a equipe de servidores envolvidos no programa.