IFPR apoia o desenvolvimento esportivo por meio de Bolsa Estudante-Atleta – Instituto Federal do Paraná

IFPR apoia o desenvolvimento esportivo por meio de Bolsa Estudante-Atleta

Na tarde desta quinta-feira (1), a diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais (DAES) da pró-reitoria de Ensino (Proens) lançou o Edital nº 20/2013, que prevê a concessão de Bolsas Estudante-Atleta para os alunos interessados em treinar modalidades esportivas e compor as equipes oficiais do IFPR em eventos e competições. Além disso, a concessão de bolsas atende ao objetivo de incluir estudantes em situação de vulnerabilidade social por meio da prática esportiva, garantindo a permanência deste estudante no curso técnico ou superior em que está inscrito. Em 2013, a bolsa terá o valor de R$ 300 e duração de agosto a dezembro. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto.

Estão aptos a participar os estudantes dos cursos presenciais e à distância dos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação do IFPR. Esses estudantes serão inseridos em projetos esportivos, que devem ser propostps e empreendidos pelos câmpus do IFPR que possuem professor da área de Educação Física ou técnico-administrativo graduado em educação física em seu quadro de servidores. Além disso, o câmpus deverá garantir a estrutura física necessária para a modalidade esportiva que deseja oferecer no câmpus, seja nas dependências do câmpus ou em outros espaços, por meio de convênio.

O estudante-atleta deverá destinar ao menos quatro horas semanais ao treino da modalidade em que está inserido. Serão concedidas até 760 bolsas, sendo que cada câmpus poderá receber um total de até 50 bolsas, podendo aumentar para o número de 80 nos casos do Câmpus Curitiba e Palmas – Câmpus com maior número de alunos. No caso dos câmpus que não possuem Professores de Educação Física em seu quadro de docentes, só poderão participar como autores de projetos nas modalidades de Xadrez e Tênis de Mesa. O câmpus deverá apresentar formulário de solicitação (Anexo 01 do Edital 020/2013) devidamente preenchido.

As condições para participação dos estudantes estão descritas no item 8 do Edital 020/2013. Os estudantes que são beneficiários apenas do Programa de Auxílio Complementar ao Estudante (PACE), bem como aqueles estudantes que não possuem nenhum auxílio, poderão solicitar a Bolsa Estudante-Atleta. As inscrições para o processo de seleção dos estudantes serão realizadas no período de 01 a 10 de agosto de 2013. Para a inscrição, o estudante deverá preencher o formulário de Solicitação no Anexo 01 e reunir a documentação descrita no Anexo 02 do Edital 020/2013, de acordo com a sua situação socioeconômica. Os estudantes poderão inscrever-se apenas nas modalidades esportivas oferecidas pelos câmpus.

A PROENS, por intermédio da DAES/CASE, divulgará o resultado do presente Edital a partir de 20 de agosto de 2013, através de lista a ser publicada na página eletrônica do Instituto Federal do Paraná.