Instituto Federal do Paraná

Educação Especial e Inclusiva

Imagem, com fundo azul claro, traz a inscrição: "Flexibilização curricular".
Em breve, resolução trará diretrizes para todo o IFPR sobre flexibilização curricular para estudantes com necessidades educacionais específicas

Flexibilização curricular

Entende-se por flexibilização curricular qualquer alteração de cunho pedagógico na matriz curricular do estudante com necessidades educacionais específicas.

Por exemplo, de acordo com o documento que dará origem à resolução sobre esse tema, pode haver dilação ou redução do prazo para a conclusão do curso; diferenciação dos conteúdos previstos na ementa do componente curricular; definição de critérios diferenciados e adequados de avaliação, entre outras possibilidades que possam promover o avanço e o êxito no processo de aprendizagem.

Formação continuada

Por meio de sua equipe de docentes de Educação Especial, o IFPR tem promovido e participado de diversas ações relacionadas à flexibilização curricular e à socialização dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Gepeein, especialmente neste período em que se faz necessário o isolamento social devido à pandemia de Covid-19.

Confira, a seguir, alguns dos próximos eventos relacionados ao tema.

10/11/2020

• Tema: Avaliação biopsicossocial da deficiência
  • Inscrições: neste link
  • Transmissão: Gepeein/IFPR (Youtube)