IFPR assina termo referente aos Recursos Educacionais Abertos – Instituto Federal do Paraná

IFPR assina termo referente aos Recursos Educacionais Abertos

O IFPR assinou, nesta quarta-feira (8), termo aditivo para consolidação e ampliação, a nível estadual, do convênio que trata da integração de instituições ao programa de Recursos Educacionais Abertos (REA). A assinatura aconteceu na III Semana de Educação Aberta – “Adesão de instituições do Paraná ao Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos”, promovida pela UFPR, que acontece no Campus Jardim Botânico.

O IFPR foi representado pelo professor Ezequiel Burkarter, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, acompanhado de membros da Diretoria de Educação a Distância: Fernando Amorim, Kriscie Venturi, Juliana Correia e Carmem Costa. Outras instituições, como UEPG, UEM, UEL e Unila, bem como UFPR e UTFPR, também participaram do evento.

“Nosso dever, como instituição pública, é democratizar a informação, afinal ninguém é dono do conhecimento; nesse sentido, percebemos a grande importância dos REAs, que fortalecem essa disseminação do saber”, ressalta Amorim, que, além de Diretor da Educação a Distância do IFPR, faz parte do Comitê Gestor do REA Paraná.

O Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos – REA Paraná, que tem por objetivo geral disseminar Práticas Educacionais Abertas (PEAs), conta com Termo de Cooperação entre a UFPR e a UTFPR, firmado pelo Convênio 116/2014.

A programação continua no período da tarde com a mesa-redonda “Perspectivas futuras da Educação Aberta no Paraná”, com relatos dos partícipes do termo aditivo sobre suas ações nas respectivas instituições, moderada por Carina Bossu, da Universidade da Tasmânia, Austrália.