IFPR cede o direito de uso de veículos para a Universidade Federal do Paraná – Instituto Federal do Paraná

IFPR cede o direito de uso de veículos para a Universidade Federal do Paraná

Na tarde desta sexta-feira (5), o reitor do IFPR esteve reunido com o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Zaki Akel Sobrinho, na reitoria do Instituto Federal. O objetivo da reunião foi celebrar o contrato que dá à UFPR o direito de uso por meio de cessão de dois ônibus e 1 micro-ônibus do IFPR. A cessão dos veículos se dá em razão da terceirização da frota de veículos utilizados para as atividades administrativas e acadêmicas da instituição, em setembro de 2012.

Desde então, quatro empresas são responsáveis por fornecer o serviço de locação da frota de veículos de passeio que atende às demandas institucionais do IFPR e o serviço eventual de transporte de passageiros em veículos coletivos (vans, micro-ônibus e ônibus) para a reitoria e os câmpus da instituição. Com a terceirização, a frequência de utilização dos veículos do IFPR foi drasticamente reduzida, sem que isso significasse, no entanto, a redução de custos. “Mesmo parados, esses veículos continuavam a gerar gastos com manutenção, sem falar na depreciação que sofrem com o passar com tempo. Com a cessão, estes gastos serão repassados à entidade que deles vai fazer uso”, explica o Diretor de Administração, Carlos Educardo Fonini Zanatta. “O mais importante, no entanto, é o fato de que estaremos beneficiando uma instituição que tem como finalidade a educação, assim como o IFPR”, completa.

“O custo gerencial de uma frota é enorme. Para a realidade do IFPR, que tem uma estrutura multicâmpus, a terceirização se mostrou a forma mais econômica de garantir o serviço de transporte aos nossos servidores e estudantes”, afirmou o reitor do IFPR, professor Irineu Mario Colombo. “Essa é uma forma singela de retribuir à UFPR, a instituição que deu origem e apoiou a criação do Instituto Federal do Paraná”, relembra. De acordo com o professor Zaki Akel Sobrinho, a cessão de uso dos veículos auxiliará Universidade Federal em suas atividades administrativas e acadêmicas. “Temos uma frota robusta e muito demandada pela instituição. Com certeza, será uma grande ajuda”, afirma.

Dois ônibus do IFPR e um micro-ônibus do Câmpus Curitiba foram cedidos. Os veículos, com pouco menos de dois anos de uso, estão em ótimo estado de conservação.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Pereira Faraco; o pró-reitor de administração, Gilmar Ferreira; o Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Eduardo Likio Takao; o Diretor de Ensino Médio e Técnico, professor Evandro Cherubini Rolin; a Diretora de Extensão e Políticas de Inclusão, Cristiane Ribeiro da Silva; a Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, Samara Becker e o Coordenador do Núcleo de Apoio a Processos Seletivos (NAPS) também estiveram presentes na reunião.

Terceirização da frota reduz gastos com gerenciamento de veículos

A gestão terceirizada da frota do IFPR consiste em repassar ao fornecedor do serviço custos como a compra de veículos; emplacamento e licenciamento; contratação de seguros; manutenção e a negociação e venda de veículos usados. A terceirização da frota do IFPR acarreta na redução dos custos envolvidos na gestão de frota própria a médio e longo prazo, além de proporcionar maior qualidade e eficiência nos atendimento de transportes a comunidade do IFPR. “Antes, não conseguíamos atender certas demandas devido a falta de veículos ou motoristas disponíveis. Atendimentos em finais de semana e feriados também eram restritos devido a problemas contratuais”, exemplifica Zanata.