IFPR compõe a recém-lançada Rede de Universidades de Fronteiras
Publicado em
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) passou a integrar a Rede de Universidades de Fronteiras (Unifronteiras), iniciativa lançada em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) no dia 11 de dezembro de 2024, em Brasília.
Segundo a Andifes, a Rede Unifronteiras foi criada com o objetivo de articular ações conjuntas voltadas para o desenvolvimento de políticas públicas nas regiões de fronteira, a fim de promover a interculturalidade, o plurilinguismo e a integração regional. A iniciativa busca, ainda, combater os desafios educacionais e socioeconômicos enfrentados por essas regiões, por meio de ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Para o diretor de Relações Internacionais do IFPR, professor Daniel Bussolaro, “a participação do IFPR na rede Unifronteiras fortalecerá o trabalho integrado das instituições de ensino que atuam em regiões de fronteira, ampliando e facilitando as possibilidades de ações de internacionalização com vários países da América Latina. Os campi do IFPR que estão em regiões fronteiriças serão impactados positivamente pelas ações que estão sendo propostas pela rede.”
Novas parcerias em 2025
O IFPR também inicia o ano de 2025 firmando dois novos acordos de cooperação com duas universidades argentinas: a UNAJ e a UNISUD. Esses acordos possibilitam o estabelecimento de estudos e pesquisas conjuntas, além da mobilidade de estudantes e servidores das instituições envolvidas.