IFPR concede Honoris Causa inédito a Cremildes Ferreira Bahr
Publicado em
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) realiza, na próxima sexta-feira (6), a cerimônia de concessão do título de Doutora Honoris Causa para a curitibana Cremildes Ferreira Bahr. É a primeira vez que uma personalidade eminente é reconhecida pelo IFPR com essa titulação.
O evento está marcado para ter início às 15 horas, no Auditório da Reitoria do IFPR, em Curitiba.
Uma vida em defesa da arte, cultura e identidade paranaense
Nascida em Curitiba, no dia 7 de dezembro de 1937, Dona Mide – como é carinhosamente chamada – tornou-se conhecida pela dedicação cultural e artística ao estudo e promoção do fandango paranaense, além da atuação em movimentos sociais.
Na década de 1950, Mide se aproximou da Ação Católica e acompanhou a situação de trabalho das empregadas domésticas e dos carrinheiros na coleta do lixo reciclável. Em parceria com o vigário da Paróquia Nossa Senhora das Mercês Frei Zanini, fundou o movimento “Lixo que não é lixo”, que ainda hoje estimula a reciclagem e a destinação correta do lixo em Curitiba.
Em 1969, a ativista participou da fundação da Associação Tradicionalista Gralha Azul, que tem o objetivo de conhecer as manifestações culturais dos estados da região sul. Ao lado do professor Inami Custódio Pinto, realizou diversas pesquisas e apresentações em resgate e divulgação do Fandango.
Anos mais tarde, com o fim do Gralha Azul, Dona Mide reuniu parentes e amigos para criar o Meu Paraná. Juntos, fizeram 13 apresentações em Bruxelas, Oostende e Antuérpia, na Bélgica, em 1989. No Brasil, o grupo fez por volta de 280 apresentações.
Em 1993, Dona Mide fundou a Casa do Fandango, um centro cultural e de divulgação da cultura popular paranaense.
Por Cremildes Ferreira Bahr contar uma história de luta pelo reconhecimento da cultura e da arte paranaense e por sua atuação social, a Secretaria dos Órgãos Colegiados do IFPR convida todos os servidores e as servidoras para o evento:
Prezados(as) colegas do IFPR e membros da comunidade acadêmica,
Temos o privilégio de convidá-los(as) para um evento inédito no Instituto Federal do Paraná: a cerimônia de concessão do título Doutora Honoris Causa a sra. Cremildes Ferreira Bahr, carinhosamente conhecida como Mide.
Mide é uma mulher negra, paranaense, cuja trajetória é marcada pela defesa e valorização da cultura, especialmente do Fandango Paranaense. Fundadora de grupos culturais como o Meu Paraná, que levou essa manifestação cultural ao Brasil e ao exterior, sua dedicação vai além da música, abrangendo também o samba e o choro. Como compositora, coralista e jurada em diversos festivais, Mide construiu uma carreira notável e se tornou um ícone cultural.
Detalhes do evento:
Data: 06/12/2024
Horário: 15h00
Local: Auditório IFPR Reitoria
Rua Emílio Bertolini, 54 – Cajuru, Curitiba – Paraná
Contamos com a sua presença para celebrarmos juntos essa homenagem histórica.