IFPR dá início a novas turmas de cursos técnicos e de qualificação do Pronatec – Instituto Federal do Paraná

Pronatec

IFPR dá início a novas turmas de cursos técnicos e de qualificação do Pronatec

Mais de 1,6 mil estudantes serão beneficiados em 10 cidades do Estado no segundo semestre. As inscrições em cursos e no cadastro de reserva são contínuas, e podem ser realizadas nas entidades demandantes.

Nos meses de julho e agosto, mais 1,6 mil estudantes iniciam um curso técnico ou um curso de qualificação no IFPR por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Estudantes ligados ao ensino médio e à educação de jovens e adultos da rede estadual de ensino, beneficiários de programa de transferência de renda do governo federal, militares na iminência de receber baixa do serviço militar e beneficiários do seguro-desemprego compõem o público atendido pelo programa. Os cursos acontecem nos municípios de Cascavel, Coronel Vivida, Curitiba, Ivaiporã, Palmas, Paranavaí, Paranaguá e Umuarama. Só na capital, são mais de 850 estudantes que dão início a um curso profissionalizante.

A oferta de cursos de qualificação por meio do Pronatec foi iniciada ainda nos primeiros meses de 2012. Segundo dados da Coordenação do programa no IFPR, são ofertadas mais de 12,5 mil vagas em cursos técnicos concomitantes e de formação inicial e continuada (FIC). As vagas estão distribuídas em 97 cursos, oferecidos em 15 municípios paranaenses. A relação completa de cursos está disponível no site www.ifpr.edu.br (https://www.ifpr.edu.br/pronatec/cursos-ofertados/).

Até o mês de agosto, 1760 estudantes foram matriculados e cerca de 100 já concluíram cursos FIC em áreas da Informática, Fotografia e Eletrotécnica. Os cursos foram ofertados nas cidades de Cascavel, Curitiba, Ivaiporã.

Ensino técnico durante o ensino médio
Uma das novidades para o segundo semestre de 2012 é o início dos primeiros cursos técnicos concomitantes do Pronatec nas cidades Curitiba, Foz do Iguaçu, Ivaiporã, Londrina e Umuarama. O curso é destinado aos estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio e do ensino de jovens e adultos da rede estadual de ensino. Os alunos frequentam o curso no contraturno escolar.

Na capital, são oferecidos os cursos técnicos em Contabilidade e Eletromecânica. Nos outros municípios, são oferecidos os cursos técnicos em Aquicultura, Hidrologia, Informática e Agroecologia. As aulas seguem até novembro de 2013.

Inscrições contínuas
Os interessados em participar dos cursos do Pronatec oferecidos pelo IFPR devem acessar a página www.ifpr.edu.br e clicar na opção “Como se inscrever” do menu principal. Nesta página, o interessado encontrará as instruções para inscrição no curso desejado, de acordo com o perfil (estudante do ensino médio; beneficiário de programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família; na iminência de receber baixa do serviço militar; beneficiários do seguro-desemprego) em que se enquadra. As inscrições para cada tipo de perfil são feitas pelas entidades demandantes indicadas no site. Os estudantes de ensino médio, por exemplo, devem procurar as escolas indicadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) em cada município, já os beneficiários de programas federais de transferência de renda devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de cada cidade.

As inscrições são contínuas e podem ser feitas a qualquer momento nas entidades indicadas. Os cursos são iniciados quando há demanda suficiente para compor uma turma. No caso de abertura de uma turma em um curso similar ao escolhido, o interessado é informado e convidado a participar até que o curso de interesse se inicie.

Para aqueles que não se enquadram no perfil de estudantes atendidos pelo Pronatec, é possível realizar a inscrição no Cadastro de Reserva. Esses serão chamados no caso da existência de vagas remanescentes nos cursos já iniciados.