IFPR desenvolve plano diretor de Tecnologia da Informação para 2014 e 2015
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O Instituto Federal do Paraná (IFPR) está elaborando o seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) para os anos de 2014 e 2015. O PDTIC é o instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos de TI. Para embasar o Plano, a Diretoria e o Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC e CDTIC) enviaram aos gestores de todas as unidades do IFPR um questionário que precisa ser respondido até 20 de dezembro.
Entre os pontos que estão sendo analisados via questionário, e que serão contemplados no Plano, estão a análise dos serviços de TI, a reestruturação do cabeamento lógico, a instalação de câmeras de segurança, a oferta de redes sem fio wi-fi, a necessidade de instalação de servidores para as áreas acadêmicas e ou administrativas, entre outros itens de segurança e tecnologia da informação e comunicação.
Conforme decisão do Colégio de Dirigentes (Codir), as respostas dos questionários serão enviadas à DTIC pelos gestores de câmpus, gabinete do reitor e pró-reitorias por memorando eletrônico.
O PDTIC está sendo construído de forma articulada ao Planejamento Estratégico Institucional. Uma de suas funções é a de justificar os recursos aplicados, evitando desperdícios e garantindo que os recursos públicos sejam aplicados naquilo que é considerado mais relevante. Dessa forma, espera-se que o PDTIC possa melhorar os investimentos públicos e, consequentemente, os serviços prestados à sociedade.
O PDTIC deverá ser constantemente reavaliado e alinhado à periodicidade do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Planejamento Estratégico Institucional. Desse modo, permitem-se atualizações necessárias à adequação da área de TIC à missão institucional do IFPR.