IFPR destina 20% das vagas em cursos de licenciatura aos professores do ensino básico – Instituto Federal do Paraná

Encontra-se aberto o período de inscrições para o processo seletivo específico para professores ligados ao ensino básico de escolas públicas e particulares, que visa ao preenchimento de 56 vagas nos cursos superiores do IFPR. As inscrições devem ser feitas presencialmente no câmpus que oferece o curso desejado até o dia 23 de novembro de 2012. Tanto as inscrições quanto os cursos são gratuitos.

Para a inscrever-se, o candidato deverá apresentar no Câmpus que oferta o curso no qual pretende se inscrever os seguintes documentos:

I – Formulário de inscrição, devidamente preenchido (Anexo I do Edital 007/2012);
II – Carteira de Identidade ou RNE – Registro Nacional de Estrangeiro (fotocópia
autenticada ou fotocópia simples acompanhada do documento original);
III – Comprovante(s) de tempo de atuação no Magistério da Educação Básica (rede
pública ou privada) – fotocópia autenticada ou fotocópia simples acompanhada do
documento original;
IV – Comprovante de residência (telefone fixo, luz e água) – fotocópia autenticada ou
fotocópia simples acompanhada do documento original;
V – Caso haja, comprovante de vínculo atual no Magistério da Educação Básica
(rede pública ou privada) – fotocópia autenticada ou fotocópia simples acompanhadado documento original.

São válidos como comprovantes de tempo e vínculo de atuação no Magistério da Educação Básica os seguintes documentos: certidão ou declaração de tempo de serviço emitido por órgão oficial (no caso de magistério na rede pública), carteira profissional de trabalho ou contrato de trabalho.

Os candidatos serão selecionados de acordo com os critérios descritos pelo Artigo 7º do Edital 007/2012, que rege o processo de seleção especial para professores do ensino básico. Os resultados serão divulgados no dia 10 de dezembro de 2012.

Cursos e vagas
Na cidade de Paranaguá, estão disponíveis 16 vagas nos cursos superiores de licenciatura em Ciências Sociais e licenciatura em Física. Em Palmas, estão disponíveis 40 vagas nos cursos de licenciatura em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Letras Português/Inglês e Pedagogia.

Outras informações sobre os cursos superiores do IFPR estão disponíveis na página www.ifpr.edu.br/graduacao.

Outras formas de ingresso nos cursos superiores
Para o ano de 2013, do total de vagas em cursos superiores oferecidas pelo IFPR, 20% serão destinadas aos professores do ensino básico por meio do Edital 007/2012; 50% são destinadas para o público geral por meio do Processo Seletivo IFPR 2012 – regido pelo Edital 006/2012, com inscrições abertas até o dia 01 de novembro; e 30% são destinadas aos candidatos do ENEM 2012, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).