IFPR e APP discutem formação para funcionários de escola – Instituto Federal do Paraná

IFPR e APP discutem formação para funcionários de escola

O reitor do IFPR, professor Irineu Colombo, recebeu nesta quinta-feira (20/03) dirigentes da APP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná – os quais apresentaram uma proposta de parceria para a elaboração e execução de um programa de formação em serviço por meio da oferta de Curso Superior de Tecnologia em Processos Escolares.

O público-alvo do Programa são funcionários(as) de escola das redes públicas de educação básica, frente à necessidade de cumprimento dos artigos 61 e 62 da LDB, recentemente alterados, que ampliaram e garantiram a valorização dos profissionais da educação.

A APP-Sindicato apresentou minuta de proposta do Programa, elaborada sob a coordenação do Prof. João Monlevade, ex-conselheiro do Conselho Nacional de Educação e atualmente consultor legislativo do Senado Federal. O Programa prevê a oferta do Curso Superior de Tecnologia em Processos Escolares na modalidade EAD e com etapas presenciais, com vistas à profissionalização de diversas categorias de funcionários de escola, contribuindo com a valorização da carreira e consequente melhoria da qualidade da educação básica pública.

A Reitoria do IFPR, por meio do Gabinete, PROENS e EAD, fará a tramitação da proposta a fim de avaliar a possibilidade de implantação do Programa, considerando as questões pedagógicas e de infraestrutura, bem como a definição de fontes de financiamento junto ao MEC.

Também participaram da reunião o chefe de Gabinete do Reitor, Joelson Juk; o diretor de EAD do IFPR, Fernando Amorim, o diretor geral do Câmpus Campo Largo, João Claudio Madureira; a coordenadora de Ensino Superior (Proens), Mirelle Jacomel; a presidenta da APP Sindicato, Marlei Carvalho; José Valdivino de Morais (APP) e o deputado estadual Professor Lemos.