IFPR e Fafipar assinam termo de cooperação – Instituto Federal do Paraná

IFPR e Fafipar assinam termo de cooperação

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranaguá, e a  Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) assinaram um termo de cooperação para o desenvolvimento conjunto de um programa de interação e intercambio científico e tecnológico, abrangendo atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura no litoral do Paraná.

O convênio prevê também a utilização de instalações e equipamentos. A assinatura foi realizada no Plenário da Câmara Municipal da cidade.

O diretor da Fafipar, Antonio Alpendre da Silva ressaltou a importância da parceira para o ensino do litoral. “Este é um grande passo em favor da educação técnica e superior. A união destas duas instituições promove uma sinergia para o ensino, e, a partir de agora, poderemos trabalhar em conjunto oferecendo programas para a nossa comunidade do litoral e especificamente para Paranaguá”, enfatiza Alpendre.

Para o diretor geral do Campus Paranguá, professor Marco Aurélio Visintin, quem ganha com a parceria é a comunidade. “A partir da assinatura deste termo a população do litoral ganha a soma de duas instituições. Os professores do IFPR poderão ministrar aulas na Fafipar, assim como os professores da Fafipar poderão ministrar aulas no Instituto”, destacou Visintin.

Presente na sessão, o vereador Carlos Roberto Frisoli destacou o avanço na qualificação dos jovens com a celebração deste convênio. “Um sonho de nossa comunidade é crescer, criar um centro universitário e virar um local de qualificação para o nosso jovem”, disse Frisoli, parabenizando as Instituições.

Estiveram presentes o diretor da Fafipar, professor Antônio Alpendre da Silva, o diretor geral do Campus Paranaguá, professor Marco Aurélio Visintin, o presidente da Câmara de Vereadores,  Antonio Ricardo dos Santos, os professores Izaias Costa Filho (Kiko), do IFPR, Florindo Wistuba Junior, vice-diretor da Fafipar e a coordenadora da Unati Fafipar, Jandira Xavier Gonzaga, além de alunos das instituições.