IFPR e Prefeitura de Irati firmam parceria para recuperação ambiental – Instituto Federal do Paraná

Campus Irati

IFPR e Prefeitura de Irati firmam parceria para recuperação ambiental

O Campus Avançado de Irati do Instituto Federal do Paraná (IFPR) firmou parceria com o Município para a implantação de horta comunitária e ações de recuperação ambiental de área de reserva legal na Vila Matilde, onde está localizado o Campus. A proposta apresentada à administração do município foi a colaboração do curso técnico em Agroecologia na recuperação ambiental com replantio de espécies nativas.

O acordo foi firmado no fim do mês de agosto,  em uma reunião entre o diretor geral do Campus Avançado de Irati, professor Celso Luiz Buiar, o prefeito Sergio Stoklos e o secretário municipal de Ecologia e Meio Ambiente, Luiz Carlos Ramos. Os detalhes do projeto foram definidos nesta quarta-feira (1) pelo diretor do Campus, o secretário de Meio Ambiente, a diretora do Núcleo de Ensino do Campus, Sheila Cristiana de Freitas, a coordenadora do curso de Agroecologia, Silvana dos Santos Moreira, e a professora Ana Paula Cavalheiro de Andrade.

“Além de recuperar uma área natural que se encontra degradada, a iniciativa visa proporcionar aos 29 alunos de Agroecologia a oportunidade de ter aula prática de sistemas agroflorestais pela disciplina de Silvicultura”, explica Silvana. Mudas de árvores nativas que forem necessárias e também ferramentas para o plantio foram disponibilizadas pela Secretaria de Meio Ambiente.

A parceria estabelecida entre IFPR e Prefeitura prevê ainda implantação de horta comunitária em área do Instituto. “Os estudantes estão motivados a trabalhar”, diz o diretor Celso Luiz Buiar, acrescentando que a horta atenderá a uma reivindicação da associação de moradores da Vila Matilde. Ele destacou a necessidade de envolver a comunidade local nas ações de recuperação e posterior conservação da área de preservação permanente.

“Também pode ser um espaço para as crianças colherem frutas”, apontou Silvana, propondo o plantio de mudas de árvores frutíferas intercaladas com nativas. Para o secretário Luiz Carlos Ramos, o trabalho em conjunto com a associação de moradores é de “fundamental importância” para o projeto.

Dia da árvore
Ficou definido que o lançamento do projeto a ser desenvolvido na Vila Matilde, beneficiando a comunidade e os alunos, será no Dia da Árvore, que é celebrado no dia 21 de setembro. Haverá palestras com a coordenadora do curso técnico em Agroecologia, Silvana dos Santos Moreira e com a secretária municipal de Viação e Serviços Rurais, Rozenilda Romaniw Bárbara, além do plantio simbólico de árvores. A solenidade deverá ter participação da direção, professores e alunos do IFPR, alunos de escolas municipais, associação de moradores da Vila Matilde, e autoridades locais.