IFPR e SETS certificam alunos em curso sobre Economia Solidária – Instituto Federal do Paraná

IFPR e SETS certificam alunos em curso sobre Economia Solidária

Nesta quinta-feira, 10 de novembro, o Assentamento 8 de Junho, no município de Laranjeiras do Sul, sediou a formatura dos alunos do curso “Gestão e desenvolvimento de produtos em Economia Solidária”, uma parceria entre o Instituto Federal do Paraná e a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS).

A breve solenidade foi presidida por Iram de Rezende, diretor geral da Secretaria. O diretor destacou a importância que a economia solidária tem para o Governo do Estado, a ponto de tê-la no nome da Secretaria e ser um dos pilares de suas políticas. Destacou que é uma nova forma de ver o trabalho, em que a trabalhadora pode não apenas levar seu filho para o curso de capacitação, como criá-lo enquanto produz e gera renda para sua família.

A certificação foi destacada pelo representante do IFPR. “O sentimento é de dever cumprido. Mas esta festa de formatura é apenas o primeiro ato”, enfatizou o professor Paulo Yamamoto, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) do IFPR. “Queremos que vocês continuem estudando, se mantendo firmes neste processo de elevação de escolaridade e de qualificação”. O Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do IFPR, Marcelo Rodrigues da Silva também esteve presente no evento.

O curso

O curso é uma das ações do Plano Territorial de Qualificação dos Trabalhadores do Estado do Paraná (Planteq), programa do Governo do Estado realizado em parceria com o IFPR. O projeto tem como objetivo construir um plano de formação profissional que dialogue com a realidade local e que supra as carências de capacitação técnica.

Com 200 horas, o curso é dividido em uma etapa básica (40h) com informações sobre matemática e direito do trabalho, entre outros; e uma segunda etapa (160h) de disciplinas específicas voltadas para o cooperativismo, sociologia do trabalho, gestão e desenvolvimento de produtos. Em seus depoimentos, os instrutores, selecionados pelo IFPR para atuar em cada um dos municípios, relatam que a troca de experiências com os alunos é muito dignificante. “Entramos em contato com a batalha diária, com a bagagem de cada um dos alunos. Vivenciamos a perseverança destas alunas em se manter no curso, demonstrando muita garra, dedicação e grande capacidade”, declarou emocionada Sonia Salete,  a instrutora responsável pelo município de Goioxim.

Contando com Fazenda Rio Grande, em que a solenidade de formatura foi realizada em setembro, e com os outros 3 municípios (Iretama, Roncador e Palmital) em que a cerimônia está prevista para as próximas semanas, o IFPR certificou aproximadamente 180 alunos em 13 municípios. Os outros municípios são Boa Ventura de São Roque, Pinhão, Quedas de Iguaçu, Porto Barreiro, Pinhal, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Goioxim e Marquinhos.

Além da certificação, os alunos participaram do Encontro Macrorregional de Economia Solidária, e discutiram durante todo o dia temáticas relacionadas ao cooperativismo e conhecendo experiências de sucesso com os profissionais da Secretaria Estadual.