IFPR e Universidade de Girona, da Espanha, reúnem-se para estabelecimento de parceria – Instituto Federal do Paraná

internacionalização

Estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (6), por meio de videoconferência, representantes do Instituto Federal do Paraná, especialmente do Câmpus Londrina, e da Universidade de Girona, da Espanha (Universitat de Girona – UdG). Segundo Amir Limana, Diretor-Geral do referido câmpus, o objetivo da reunião foi o de estabelecer um primeiro contato entre as equipes diretivas de ambas as instituições, tendo em vista a existência de interesses mútuos para estabelecimento de convênio de intercâmbio entre elas.

Participaram da reunião o Diretor do Departamento de Cultura Jurídica e Vice-Reitor de Relações Ibero-Americanas da UdG, Jordi Ferrer Beltran, o Reitor Substituto do IFPR, Ezequiel Westphal, e membros da equipe diretiva do Câmpus Londrina: o Diretor-Geral, Amir Limana, o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Marcelo Lupion Poleti, e o Chefe de Gabinete, Ronald Ferreira da Costa.

Fundada em 1991, a Universidade de Girona é, na verdade, herdeira do “Estudio General”, criado em 1446 pelo rei Alfonso. Trata-se de uma instituição pública que busca, conforme Jordi Beltran, participar do progresso e do desenvolvimento da sociedade através da criação, transmissão, divulgação e crítica da ciência, da tecnologia, das humanidades, das ciências sociais e das artes.

“Essa parceria vem ao encontro da política de ensino, pesquisa e inovação do Instituto Federal do Paraná, ao consolidar o interesse de pesquisadores e estudantes na realização de atividades técnicas e curriculares envolvendo cursos de graduação, pós-graduação e doutoramento”, afirma Ezequiel Westphal.

Em um primeiro momento, a parceria envolverá as áreas de Biotecnologia e de Humanidades, Letras e Artes, promovendo possibilidades de intercâmbio tanto para servidores quanto para estudantes. Futuramente, pretende-se ampliar a iniciativa para que todas as áreas do conhecimento sejam contempladas.