IFPR enviará delegação ao II Fórum Mundial de EPT – Instituto Federal do Paraná

IFPR enviará delegação ao II Fórum Mundial de EPT

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) enviará uma delegação composta por aproximadamente 100 pessoas, entre estudantes, professores e técnicos, ao II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Realizado na cidade de Florianópolis (SC), com o tema “Democratização, Emancipação e Sustentabilidade”, o evento tem início nesta segunda-feira (28) e segue até sexta (1). De acordo com  Comitê Organizador, participarão das diversas atividades do evento cerca de 20 mil docentes e alunos de inúmeros países.

Os estudantes do IFPR que irão a Florianópolis são bolsistas dos câmpus Umuarama, Jacarezinho, Curitiba e Foz do Iguaçu.
Além disso, um grupo de cerca de 25 docentes do Câmpus Palmas também deve participar do Fórum.

A participação do IFPR deve ocorrer basicamente de três formas: por meio de um estande institucional; de cinco atividades autogestionadas (três culturais e duas técnico-científicas) e de aproximadamente 25 trabalhos a serem expostos em forma de pôsteres.

“No estande institucional, deveremos apresentar materiais sobre os cursos e projetos desenvolvidos no âmbito do IFPR, com destaque para a Educação a Distância, uma das frentes institucionais com maior tradição no Instituto”, explica o administrador André Ribeiro Vicente (Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação – Proepi), que coordena a participação do IFPR no Fórum. Além do IFPR, outros quatro institutos federais deverão montar estandes.

De acordo com o reitor do IFPR, Irineu Mario Colombo, o Fórum será uma oportunidade ímpar de interação dos estudantes com a realidade de instituições e modelos de ensino do mundo todo.  “Por exemplo, existe uma ideia em outros países de que se o estudante pretende ir para a Educação Profissional ele precisa escolher isso logo na adolescência; no Brasil, é diferente: a todo momento a pessoa pode transitar por cursos técnicos, superiores, de tecnologia, oferecidos por institutos federais, escolas técnicas, universidades…”. “Esse tipo de abordagem e de comparação só poderia ser feita em um encontro como o II Fórum”, diz.

Ouça a matéria completa sobre a participação do IFPR no II Fórum Mundial:

IFPR enviará delegação de 110 pessoas ao II Fórum Mundial de EPT by IFPR

Confira, a seguir, a relação de atividades do II Fórum Mundial de EPT sob a responsabilidade do IFPR

TÉCNICO-CIENTÍFICAS

O ensino de psicologia na educação profissional e tecnológica contribuindo para a formação integral dos educandos (Palestra)
Data: 01/06, sexta-feira das 8h30 às 9h30
Local: Ala Sul – Passarela Nego Quirido – sala 03
Proponente: Prof. Adriana Pellanda Gagno

A inter-relação comunicação/educação inserida em uma proposta de indissociação entre ensino, pesquisa e extensão: a educação para os meios de comunicação contribuindo para a formação integral do cidadão crítico e autônomo (Oficina)
Data: 01/06, sexta das 9h00 às 12h
Local: Ala Sul/ Passarela Nego Quirido – Sala 20
Proponentes: Profª Tatiana de Medeiros Canziani, Aline Renée Benigno dos Santos, Mariane Schaffer Dias

CULTURAIS

Curta metragem: Devaneios (produzido por alunos de Produção de Áudio e Vídeo – Câmpus Curitiba)
Data: dia 29/05, terça-feira às 18h
Local: Ala Norte – Sala Joaquina – Piso Superior do Centro-Sul.
Resumo: O filme conta a história de dois jovens que se indagam sobre a condição humana e urbana da atualidade: crenças em deus, amizades, convivência e destino.
Ficha técnica: Direção: Lorrayne Toebe e Thago CardosoArgumento e roteiro: Lorrayne ToebeProduzido por: Thiago Cardoso, Karinne Raniel, Douglas Tebas e Lorrayne Toebe. Edição e montagem: Felipe LizanoDireção de Fotografia: Thiago Cardoso Música: Murilo SIlvestrimElenco: Marcelo Lipp, Pryscila Oliveira e Ligia Kirino (atores não alunos do IFPR) Professor supervisor da atividade no IFPR: Cynthia Schneider, coordenadora do Curso Técnico em Produção de Áudio e Vìdeo.

Dança: Grupo de Arte Flamenca
Data: 29/05, quinta-feira às 11h
Local: Ala Norte – Piso Térreo do Centro-Sul – Palco 1
Resumo: Espetáculo com três coreografias baseadas na interação entre o Flamenco moderno, dança Sevillana e Rumba Flamenca.
Ficha Técnica: Bailarinos: Alessandra de Castro Silva Pedrangelo; Ane Cristine de Almeida; Gabriella Andrade Canno; Josiane Rezende Trettel; Mariana da Silva Pereira; Milton de Castro Jorge Júnior e Stella Alonso Rocha. Coreógrafa, Coordenadora e Bailarina: Máriam Trierveiler Pereira.

Dança: Grupo Área do Forró
Data: 29/5, quinta-feira, às 11h30
Local : Ala Central – Praça de Alimentação – Palco 2
Resumo: O espetáculo é uma evolução do forró pé-de-serra convencional do norte e nordeste e uma mistura com o forró universitário do sul e sudeste. Também conta com um resgate de músicas de forró pé-de-serra dos anos 40, 50, 60 e também músicas com forró de rabeca, coco e maracatu.
Ficha técnica: Dançarinos: Bruna Karen Cardoso, Fabrício Renan Festa, Milene Ribeiro da Silva Sabrina Kruger e Eduardo Fernandes de Souza. Coreógrafo, coordenador e dançarino: Marcelo Trierveiler Pereira.

Mais informações:
Acesse o site do II Fórum Mundial de EPT