IFPR estabelece comissão para otimizar diálogo com os estudantes – Instituto Federal do Paraná

IFPR estabelece comissão para otimizar diálogo com os estudantes

Nesta sexta-feira (14) foi formada no IFPR a Comissão de Acompanhamento das Relações Estudantis, instituída pela Portaria nº 1447. De acordo com o Reitor em exercício, Marcelo Estevam, a ideia é favorecer o diálogo e entender a reivindicação dos alunos.

Composta por membros da Pró-Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, Gabinete do IFPR, comunidade externa, Diretórios e Centros Acadêmicos, a Comissão tem por atribuição elaborar estudos sobre os direitos e políticas estudantis; identificar as demandas da comunidade estudantil nos campi do Instituto; e propor ações institucionais para a solução de problemas.

No período da tarde, aconteceu uma videoconferência com representantes dos estudantes do Campus Cascavel, ocupado por discentes desde a noite desta quinta-feira (13). Na pauta de reivindicações foram informadas demandas à nível nacional e de infraestrutura do campus. Segundo o aluno William Barbosa, as atividades do V Se²pin que forem realizadas no campus serão mantidas: “O Se²pin vai acontecer, até porque em meio a essa crise o IFPR tem muito a oferecer”. Na ocasião, os alunos participantes agradeceram a oportunidade de dialogar com a gestão.

No final do dia, a presidente e vice-presidente do grêmio do Campus Curitiba, Virginia Witte  e Nicole Bigochiski respectivamente, estiveram na Reitoria e falaram sobre os debates que estão acontecendo no campus para, em assembleia, definirem a posição da unidade curitibana. “Neste momento estamos trabalhando na base, com informações e debates, para então fazermos uma votação em assembleia”, esclarece Virgínia.

Simultaneamente, o professor Ezequiel Moura, membro da Comissão, esteve reunido com Klaus Foguel, do grêmio do Campus Paranaguá para ouvir as demandas locais.

O presidente da Comissão, Paulo César Medeiros, assegurou que neste momento não há pedido de reintegração de posse por parte do IFPR e colocou a Comissão à disposição para debates e conversas.

Em breve a Comissão entrará em contato com os grêmios dos campi para agendar reuniões.