IFPR firma acordo de cooperação com a EBC para a implantação de rádios educativas em 14 municípios – Instituto Federal do Paraná

radiodifusão educativa

Reitores da rede federal assinam contrato com a EBC

O IFPR firmou acordo de cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para a adoção de ações conjuntas visando à implantação de rádios educativas em 14 municípios do Paraná. A solenidade de assinatura foi realizada nesta quarta-feira (16), no Palácio do Planalto, em Brasília-DF.

Participaram da cerimônia representantes da Secom (Presidência da República), EBC, MEC, Ministério das Comuicações, Anatel e do Conif.

Na ocasião, outros 15 institutos federais firmaram acordos semelhantes para a implantação de emissoras FM em 49 cidades brasileiras.

Nos termos dos acordos, os novos canais serão consignados à EBC e operados pelos institutos. Todas essas emissoras farão parte da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) gerida pela EBC.

As emissoras afiliadas à RNCP deverão retransmitir um total mínimo de quatro horas por dia da programação das rádios da EBC, de forma simultânea ou não, sendo pelo menos uma hora destinada à programação jornalística.

A EBC, como responsável pela conformação da comunicação pública vinculada ao Poder Executivo federal, vai oferecer apoio às afiliadas, incluindo a elaboração de projetos de engenharia, interlocução com o Ministério das Comunicações e com a Anatel para o licenciamento das estações e a implantação dos canais, bem como buscará dar visibilidade nacional aos conteúdos de excelência produzidos pelas instituições públicas de ensino.

Acompanhe como foi a solenidade

Expansão da RNCP

A RNCP é atualmente integrada por 41 emissoras FM e 70 estações de TV em operação. Além dessas, em evento realizado no dia 17 de outubro de 2023, 33 universidades federais assinaram acordos com a EBC visando à operação de mais de 70 novas estações. Instituições de ensino públicas estaduais e municipais também já se articulam para adesão à RNCP.

Confira, a seguir, os municípios do IFPR que podem receber rádios educativas no contexto desta parceria.

Canais a serem consignados à EBC e operados pelo IFPR

• Campo Largo
  • Colombo
  • Curitiba
  • Pinhais
  • Ponta Grossa
  • Irati
  • Jacarezinho
  • Ivaiporã
  • Maringá
  • Umuarama
  • Cascavel
  • Toledo
  • Foz do Iguaçu
  • Palmas

Emissoras do IFPR

Instituto já detém outorga própria de quatro emissoras; a partir do acordo assinado nesta quarta, prestação do serviço de radiodifusão educativa poderá ser ampliado.

Saiba mais sobre este projeto nesta matéria: