IFPR inicia processo de Certificação do Ensino Médio com base no resultado do ENEM 2011 – Instituto Federal do Paraná

ENEM

A partir desta segunda-feira (16), o Instituto Federal do Paraná passa a receber os pedidos de Certificação do Ensino Médio com base no resultado do ENEM 2011. Por meio do processo de certificação, os candidatos do exame terão a oportunidade de obter a Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração de Proficiência em áreas específicas de conhecimento do Ensino Médio. A solicitação pode ser feita em qualquer um dos câmpus do IFPR durante todo o ano de 2012 e é gratuita.

O Edital 02/2012, que rege o processo de Certificação; endereços dos câmpus e demais informações podem ser obtidas na página da Certificação ENEM 2011.

A certificação é destinada exclusivamente aos candidatos maiores de 18 anos na data de realização da primeira prova do ENEM 2011 (20/10/2011) e que ainda não tenham concluído o Ensino Médio. Para realizar a solicitação, é preciso ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada prova objetiva de área de conhecimento do ENEM 2011 e o mínimo de 500 na prova de redação.

O requerimento deve ser feito pessoalmente nos câmpus do IFPR, em formulário próprio, mediante a apresentação de declaração de não conclusão do ensino médio e dos seguintes documentos:

I. Requerimento de solicitação de Certificação do Ensino Médio;
II. Cópia autenticada de cédula de Identidade;
III. Cópia autenticada de certidão de nascimento ou casamento;
IV. Número de inscrição no CPF;
V. Boletim Individual contendo o resultado obtido no Enem 2011;
VI. Declaração de Proficiência emitida pelo IFPR ou boletim individual de edições
anteriores, quando for o caso;
VII. Declaração de que não possui o Ensino Médio completo.

Certificação de anos anteriores continua

Ao mesmo tempo em que abre o processo de certificação dos candidatos do ENEM 2011, o IFPR dá continuidade ao processo de certificação de candidatos dos exames de 2010, 2009 e do Encceja 2008. Segundo dados da Seção de Registro e Acompanhamento Acadêmico (SERAC) do IFPR, cerca de 2,5 mil candidatos paranaenses obtiveram a certificação no ano de 2011 por meio da instituição.