IFPR integra o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Instituto Federal do Paraná

IFPR integra o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Além de oferecer cursos à distância por meio de uma metodologia própria, a partir de agora, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) contribuirá para a interiorização do Ensino Superior também pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O IFPR está entre as instituições públicas de educação superior que passaram a integrar o sistema, veja aqui.

O Instituto ofertará já no início de 2011 por meio da plataforma 1820 vagas para o curso superior em Pedagogia, modalidade à distância, em 40 polos de apoio presencial, distribuídos entre várias regiões do Estado.

“Como mostram os números, nossa participação na UAB amplia a oferta de vagas no Ensino Superior”, explica o reitor do Instituto, Alipio Leal. “Com isso, temos a oportunidade de expandir e interiorizar ainda mais a nossa atuação, somando esforços com outras instituições dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal)”, diz. Além do IFPR, passaram a compor a UAB no Paraná a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual de Londrina

(UEL); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

UAB

Pelo Sistema UAB <https://www.uab.capes.gov.br/index.php> são oferecidos cursos de nível superior à distância para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária. Os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Além disso, o público, em geral, também é atendido.

A UAB viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada; incentiva o desenvolvimento de municípios com baixos Índices de

Desenvolvimento Humano (IDH) e de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e requalifica professores, fortalecendo a escola no interior do Brasil e minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos.

EAD

Atualmente, o EAD/IFPR está presente em 253 municípios do Paraná, além de possuir salas de apoio presencial em todos os estados da federação, totalizando mais de 20 mil alunos.