IFPR integra Rede Educacional Pró-Empreendedorismo – Instituto Federal do Paraná

Rede Educacional Pró-Empreendedorismo

IFPR integra Rede Educacional Pró-Empreendedorismo

Na última quarta-feira (16), o IFPR tornou-se membro da Rede Educacional Pró-Empreendedorismo (REPE), que tem como objetivo estimular a cultura empreendedora nas instituições de ensino paranaenses. A assinatura do termo aconteceu durante a programação do “I Fórum Empreendedorismo e Inovação”, evento promovido pela REPE e integrante da Semana Global de Empreendedorismo, que acontece entre os dias 14 a 20 de novembro.

Com a assinatura, o IFPR compromete-se a incentivar o empreendedorismo junto ao corpo docente e aos estudantes através de ações como a inclusão das disciplinas de Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade na grade curricular dos cursos ou a busca de parcerias com outras entidades que viabilizem a execução de projetos. “Nosso objetivo é aguçar a atitude empreendedora em nossos estudantes, dando condições para que as boas idéias possam ser efetivamente desenvolvidas”, afirma o professor Paulo Tetuo Yamamoto, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR, que representou a instituição durante o evento.

Empreendedorismo e Inovação

A palestra magna de abertura foi proferida pelo Doutor Ozires Silva, Reitor da Unimonte e patrono da Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação da ISAE/FGV. O palestrante, que foi o primeiro presidente da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), presidente da Petrobrás e Ministro de Estado da Infraestrutura, iniciou sua fala apresentando o atual cenário do desenvolvimento econômico mundial, em que o Brasil é apontado como uma das economias emergentes. Apesar da grande expectativa, o palestrante afirmou que o sucesso do desenvolvimento econômico brasileiro só será possível se os projetos empreendedores, bem como os talentos que os colocam em prática, forem incentivados e valorizados por todos os setores da sociedade, o que ele chamou de “ a cultura do sucesso”. Silva concluiu sua fala relembrando a história da criação da Embraer para exemplificar como o apoio do governo e da sociedade podem ser decisivos para a consolidação de projetos empreendedores.

Posteriormente, foi realizada a palestra “Empreendedorismo social: vitrine social”, ministrada pela Coordenadora de Geração de Renda da Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba, Paula Tavares Araripe. Logo após, cases de sucesso na área do empreendedorismo foram apresentados. O fórum foi encerrado com a palestra “O Macroambiente dos Negócios e Da Convivência Inserida em um contexto de uma sociedade globalizada e mundializada: e você empreendedor, como está inserido nesse contexto?”, proferida pelo Doutor Guilherme G. de Andrade Cabral.