IFPR integrará Centro Internacional de Educação à Distância – Instituto Federal do Paraná

IFPR integrará Centro Internacional de Educação à Distância

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica (Conalep), da cidade de Zacatecas, no México, assinaram um termo de cooperação técnica para a criação de um Centro Internacional de Educação à Distância. O objetivo da parceria é criar uma plataforma educacional via satélite que possibilitará a realização de intercâmbios culturais, bem como o fortalecimento de setores como o de Turismo e Hotelaria e Mecânica por meio da Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A ideia é unir a experiência do Conalep com os bons resultados e a excelência do IFPR no que tange às tecnologias e metodologias de Ensino à Distância (EAD). “Nesse aspecto, caberia ao IFPR, em um primeiro momento, a transferência de conhecimento e de tecnologia”, explica a coordenadora de Relações Internacionais do Instituto, Gláucia Bernardo.

Durante solenidade realizada na sede da instituição mexicana, o reitor do IFPR, Irineu Colombo, salientou que os brasileiros têm a necessidade de aprender o espanhol como segunda língua. “Devido aos eventos esportivos mundiais de 2014 e 2016, a serem realizados no Brasil, nós receberemos vários turistas de língua espanhola e o aprendizado da língua pode ocorrer de forma bastante natural por meio dessa parceria e da nossa plataforma digital e de EAD”, explicou.

Segundo o prefeito de Zacatecas, Arnoldo Reyes, o Centro internacional de Educação à Distância poderá fortalecer ainda mais a vocação da região mexicana para o Turismo, além de possibilitar que os alunos mexicanos estudem a Língua Portuguesa. “Além disso, consideramos fundamental manter laços de colaboração e amizade com todos os povos do mundo”, comentou.

Já o diretor do Conalep, José Guadalupe Infante Soto, salienta que, em seus 30 anos de história, o Conalep foi um dos principais responsáveis para o desenvolvimento industrial na região e que iniciativas como esta, de internacionalização da educação profissional, qualificam ainda mais os trabalhadores e o setor produtivo como um todo.

Intercâmbios e diplomação
As duas instituições também analisam a possibilidade de realização de intercâmbios entre estudantes e docentes e também a dupla diplomação referente a cursos que poderão ser ofertados em conjunto entre IFPR e Conalep.

Conalep
Presente em diversas regiões do México, entre elas a cidade de Zacatecas, o Conalep oferta cursos de formação profissional e técnica, além de capacitações e certificação profissional. Mais informações sobre a instituição estão disponíveis em www.conalep.edu.mx/