IFPR intensifica desconcentração orçamentária, financeira e contábil – Instituto Federal do Paraná

Proad

IFPR intensifica desconcentração orçamentária, financeira e contábil

Em 2014, a Pró-Reitoria de Administração do IFPR (PROAD), por meio Diretoria de Contabilidade, Orçamento e Finanças (DCOF), pretende estender a todos os câmpus em funcionamento o processo de desconcentração da execução das atividades orçamentárias, financeiras e contábeis. O assunto foi tema de discussão no Colégio de Dirigentes (Codir), realizado nesta semana, em Curitiba.

A diretora de Contabilidade, Orçamento e Finanças, Lara Cristiane dos Santos, explicou que o processo de desconcentração foi iniciado em 2012, quando os câmpus do IFPR passaram a executar atividades como a fiscalização de contratos e realização de licitações. Até então, isso estava sob a responsabilidade das pró-reitorias.

“Na primeira fase desse processo, começamos com sete unidades e, em 2014, queremos começar com outras sete”, explicou. “Para os câmpus que já passaram pela fase inicial, o objetivo é caminharmos para a desconcentração total”, disse. “Inclusive, no final do ano passado, os servidores que ficarão com essa responsabilidade já receberam treinamentos e capacitações”, comentou.

Para o reitor do IFPR, é importante deixar claro para a comunidade escolar que a política de desconcentração administrativa continua e deve ser intensificada, pois ela garante a autonomia gerencial dos câmpus. “A desconcentração consiste na capacidade de cada unidade gerenciar as próprias finanças, assumindo as responsabilidades inerentes, tarefa que não é simples, por isso é importante esse calendário de formação e de capacitação que está sendo organizado pela Proad”, afirma.

O câmpus Paranavaí foi uma unidade piloto no início do processo de descontração. O diretor geral do Câmpus, José Barbosa Dias Junior, comenta que a política é fundamental para a gestão institucional. “Os câmpus podem adquirir mais agilidade para resolver as suas demandas de maneira rápida e eficiente e isso, de forma geral, favorece o desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão”, avalia.

Na próxima semana, será realizada uma nova edição do encontro de Gestão, Eficiência e Práticas Administrativas (Gesprad). No Gesprad, os diretores administrativos e de planejamento dos câmpus receberão todas as instruções necessárias para o início ou intensificação do processo de desconcentração em suas respectivas unidades.

Codir

O Codir definiu o calendário de reuniões ordinárias para 2014. Os próximos encontros ficaram marcados para 23 de abril, 3 de junho, 19 de agosto, 21 de outubro e 9 de dezembro.

Durante a reunião desta semana, foram discutidos, ainda, outros temas de natureza administrativa, além de assuntos relativos ao início do ano letivo de 2014.

Em breve, a ata do encontro será disponibilizada na página da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC).