IFPR investe na formação de profissionais para atuação em eventos – Instituto Federal do Paraná

Curso Técnico

IFPR investe na formação de profissionais para atuação em eventos

Iniciam nesta quarta-feira, dia 05 de outubro, as atividades do Curso Técnico em Eventos em Educação à Distância. O curso é totalmente gratuito e tem mais de 2,5 mil alunos matriculados em seis estados. A realização de grandes eventos como a Copa e as Olimpíadas no país exigirão profissionais capacitados.

“O turismo de eventos cresce em nosso país, gerando emprego e renda. Hoje, são quase três milhões de trabalhadores formais vivendo do turismo no Brasil”, observa José Carlos Ciccarino, diretor-geral do EAD-IFPR. O Instituto Federal do Paraná já dispõe do Curso Técnico em Evento presencial no Câmpus Curitiba, mas a produção e transmissão por satélite pelo núcleo de Educação à Distância irá permitir que municípios como Alterosa/MG, Ariquemes/RO, Bom Repouso/MG ou Barra do Jacaré/PR, entre outros, também tenham alunos matriculados.

O curso tem duração de 18 meses e é dividido em três módulos de seis disciplinas e também conta com cem horas de prática profissional. “Esta é uma área que está em expansão no Brasil, no país falta profissionais especializados, principalmente com os megaeventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o fluxo de turistas irá aumentar e será necessário ter mão-de-obra qualificada para atender esta demanda”, explica a coordenadora do curso Marlene Oliveira.

Hoje, os profissionais que atendem eventos são de áreas de turismo, comunicação social e secretariado, por exemplo. O Curso Técnico em Eventos possibilitará aos alunos oferecer todo apoio operacional em eventos acadêmicos, culturais, sociais, religiosos, empresariais e na área pública.

“O Brasil é um país que está na moda, por este motivo tem atraído diversos eventos na área científica, por exemplo”, diz a coordenadora. “E o mercado ainda está muito defasado, então a demanda é grande”, completa. O curso faz parte do e-Tec Brasil, na área de hospitalidade e lazer.

Com informações EAD -IFPR