IFPR lança portal com informações administrativas e pedagógicas sobre a instituição – Instituto Federal do Paraná

Na última sexta-feira (08), o Instituto Federal do Paraná lançou o Portal Info, voltado às comunidades interna e externa. O site, desenvolvido pela Diretoria de Informações Institucionais (Dtic), contém informações administrativas como a quantidade de alunos, assuntos financeiros, infraestrutura e gestão de pessoas. Para o Reitor do IFPR. Prof. Colombo, o portal é um avanço na relação com a comunidade externa: “A transparência é essencial para o bom relacionamento e contribui para as boas práticas do IFPR”.

Nos dias 11 e 12 de agosto foram realizados treinamentos na ferramenta de Business Intelligence (BI) denominada GestãoInfo – Sistema de Estatísticas Educacionais – com informações pedagógicas e administrativas voltadas à comunidade interna do IFPR. De acordo com os idealizadores da ferramenta: “foi detectada uma necessidade em disponibilizar informações para ajudar os gestores do IFPR a tomarem decisões de forma rápida e precisa, centralizando os dados de outros sistemas como o Sigaa, o Sipac e o SigRH em um só canal”.
Todos os Câmpus do IFPR têm acesso ao sistema, que contém informações como o número de servidores, a quantidade de alunos, a presença nas aulas etc. Além de dados acadêmicos, o GestãoInfo também mostra indicadores de gestão de pessoas.
Demais módulos estão em desenvolvimento dentro do GestãoInfo como: Licitações, Contratos, Patrimônio, Almoxarifado, convênios entre outros.
Esta ferramenta faz parte das políticas implementadas pela atual gestão, no intuito de agilizar as demandas desenvolvidas e orientar as tomadas de decisões dentro do IFPR.