IFPR, município de Araucária, FAIFSul e Petrobras divulgam Programa Autonomia e Renda – Instituto Federal do Paraná

Curso Técnico

Ao todo, serão oferecidas 800 vagas distribuídas em sete tipos de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio.

O IFPR – Campus Curitiba, o município de Araucária e a FAIFSul (Fundação de Apoio ao Instituto Federal Sul-Rio-Grandense), em uma iniciativa da Petrobras, lançam importante iniciativa para a promoção de cursos de capacitação profissional gratuitos em Araucária e Curitiba – o Programa Autonomia e Renda.

A iniciativa visa ao atendimento, prioritariamente, de grupos populacionais em condição de vulnerabilidade socioeconômica e grupos minoritários, tais como mulheres, pessoas com deficiência, pretos, pardos, transgêneros, travestis, indígenas, quilombolas, refugiados e pessoas sem vínculo empregatício.

O Reitor do Instituto Federal, professor Adriano Willian da Silva Viana Pereira, destacou a importância da parceria:

“A oferta de cursos pelo Programa Autonomia e Renda, financiado pela Petrobras e que tem o IFPR Campus Curitiba como responsável pela execução, é uma grande oportunidade para os munícipes araucarienses, pois contribuirá  para o desenvolvimento social e econômico local, melhorando a qualidade de vida das comunidades, aumentando também a empregabilidade, além de fomentar a indústria nacional de energia, de gás e óleo. Será uma ótima oportunidade dos estudantes, com o apoio financeiro da Petrobrás, realizarem cursos de alta qualidade e com a chancela de uma Instituição que tem uma relação direta com a oferta de cursos profissionalizantes voltados aos arranjos produtivos e sociais locais”, afirmou.

Objetivo e Diferenciais do Programa

O Programa A&R se destaca por oferecer não apenas cursos de capacitação, mas também um reforço em Português e Matemática. Além disso, inclui conteúdo obrigatório de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) para fortalecer a segurança nas obras e operações, acompanhamento psicossocial e cursos voltados para o desenvolvimento de competências socioemocionais e pessoais.

Inscrições e Seleção

As informações sobre inscrições e seleção serão divulgadas posteriormente nos canais oficiais do IFPR e pelo Programa Autonomia e Renda. A previsão é de que as aulas comecem em agosto do corrente ano.

Cursos

Ao todo serão oferecidas 800 vagas distribuídas em sete tipos de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio. Os cursos estão relacionados ao eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais, com foco especial nas profissões ligadas ao setor de energia. Confira a lista de cursos e vagas disponíveis:

Cursos de Formação Inicial e Continuada

Auxiliar Diversos (256 vagas – turno da tarde)

Caldeireiro (128 vagas – turno da tarde)

Montador de Andaimes (160 vagas – turno da tarde)

Isolador (64 vagas – turno da tarde)

Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio

Técnico em Eletrotécnica (64 vagas – manhã)

Técnico em Mecânica (64 vagas – manhã)

Técnico em Soldagem (64 vagas)

O coordenador geral do programa junto ao IFPR, professor Nelson Castro, acredita que “o projeto contribuirá para o desenvolvimento local e regional, cumprindo com a função social dos Institutos Federais e da Petrobras, a partir do fomento às ações educacionais”.

Essa iniciativa representa uma oportunidade significativa para capacitação profissional e inclusão social, contribuindo para a melhoria das condições de vida e empregabilidade dos participantes de Araucária e entorno.

Mais informações serão divulgadas em breve nos canais oficiais do Instituto Federal do Paraná e do Programa Autonomia e Renda.