IFPR oferece 340 vagas pelo SiSU – Instituto Federal do Paraná

sisu

IFPR oferece 340 vagas pelo SiSU

Inscrições no Sistema de Seleção Unificado (SiSU) iniciam neste sábabo (7). Vagas estão disponíveis nas cidades de Curitiba, Londrina, Palmas e Paranaguá.

Inicia neste sábado (7) o período de inscrições no Sistema de Seleção Unificado (SiSU), meio pelo qual as instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas para os candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em 2012, 95 instituições públicas de ensino totalizam 108.552 vagas em mais de 3 mil cursos de graduação. Dentre as entidades participantes, encontram-se os 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. No Paraná, o IFPR oferece 340 vagas em 17 Cursos Superiores.

As inscrições no SiSU devem ser feitas exclusivamente pelo site www.sisu.mec.gov.br até o dia 12 de janeiro. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas oferecidas pelas instituições participantes. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). A primeira chamada de candidatos selecionados será divulgada no dia 15 de janeiro.

Cursos superiores do IFPR serão oferecidos em quatro cidades do Estado

Em 2012, o IFPR oferece cursos superiores nas modalidades de bacharelado, tecnologia e licenciatura. Em cada um deles, 20 vagas são destinadas aos candidatos do SiSU. Os cursos são ministrados nas cidades de Curitiba, Londrina, Palmas e Paranaguá. Mais informações podem ser obtidas no hotsite www.ifpr.edu.br/graduacao.

Confira, abaixo, as opções de curso:

Câmpus Londrina

Licenciatura em Pedagogia
Licenciatura em Química

Processo Seletivo

Além do SiSU, o ingresso de novos estudantes nos cursos superiores do IFPR se dará por meio de Processo Seletivo próprio. Por essa via, serão preenchidas outras 340 vagas nos mesmos cursos disponibilizados pela instituição através do SiSU.

A inscrição no Processo Seletivo é gratuita e deverá ser realizada pelo candidato ou por seu representante legal no período de 03 a 23 de janeiro de 2012, no câmpus que oferta o curso desejado. Para oos  bacharelados e tecnologias, podem concorrer todos os candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio em 2011 e estudantes egressos dos Cursos Técnicos do IFPR. Além destes, professores ligados ao ensino básico das redes públicas e privada também poderão concorrer às vagas dos cursos de licenciatura.

A relação de documentos necessários para a inscrição e todas as regras do Processo Seletivo estão estabelecidas no Edital 92/2011, disponível na página do IFPR. Outras informações estão disponíveis no hotsite www.ifpr/edubr/graduacao.