Câmpus Curitiba oferece 40 vagas para o curso de Ciências Contábeis na segunda edição do SiSU 2012 – Instituto Federal do Paraná

Campus Curitiba

Tem início na próxima segunda-feira (18) o período de inscrições na segunda edição do Sistema Unificado de Seleção, o SiSU 2012. Assim como na primeira edição, ocorrida em janeiro, podem se candidatar às vagas em cursos superiores os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011.

Nesta segunda edição, 56 instituições públicas de ensino superior de todo o país – entre elas, os Instutos Federais – oferecem, juntas, mais de 30 mil vagas em 949 cursos de graduação. O Instituto Federal do Paraná é uma delas e disponibiliza 40 vagas no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do Câmpus Curitiba. Do total de vagas, 28 são reservadas às ações afirmativas e 12 à concorrência geral.

Todos os cursos que disponibilizam vagas pelo SiSU 2º/2012 têm início no segundo semestre letivo de 2012, conforme o calendário acadêmico das instituições de ensino participantes.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas entre os dias 18 e 22 de junho, apenas pelo site www.sisu.mec.gov.br. É nesta etapa o candidato indica, por ordem de preferência, até duas opções de curso. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas às políticas afirmativas. Ao final do período de inscrições, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos a senha e o número de inscrição no Enem 2011. Esses dados podem ser recuperados no site www.sisu.mec.gov.br. Não é possível candidatar-se às vagas utilizando os dados referentes a edições anteriores do exame.

A primeira chamada dos candidatos selecionados será divulgada no dia 25 de junho. As inscrições são gratuitas.

Ciências Contábeis

O bacharel em Ciências Contábeis atua na organização e execução dos serviços de contabilidade em geral, como a elaboração de balanços e outras demonstrações; perícias judiciais e extra-judiciais; análise de demonstrações financeiras; assessoria, auditoria e consultoria contábil. Atua, ainda, na área financeira, controladoria, custos comercial e industrial, além de outras atividades de natureza técnica de competência dos profissionais de contabilidade.

O graduado poderá trabalhar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor; em empresas de consultoria, escritórios de contabilidade e de forma autônoma.

No Câmpus Curitiba do IFPR, o curso é oferecido no turno noturno e tem duração de 08 semestres. Outras informações sobre o curso e podem ser consultadas no site www.ifpr.edu.br/graduacao.

Inscrições no Enem 2012 terminam nesta sexta

Os candidatos que pretendem ingressar em uma instituição pública de ensino no próximo ano por meio do SiSU 2013 devem ficar atentos ao período de inscrição no Enem 2012, que termina nesta sexta (15). É por meio do resultado obtido na prova que os candidatos podem concorrer às vagas destinadas pelas instituições de ensino participantes a esta forma de ingresso. Em 2012, o IFPR ofereceu 340 vagas em 17 cursos superiores nas cidades de Curitiba, Londrina, Palmas e Paranaguá.

A nota obtida na prova também é o principal requisito para aqueles que buscam a certificação no ensino médio. O certificado é dado aos candidatos com idade superior a 18 anos que não possuem o diploma de Ensino Médio e que obtenham pontuação maior que 450 nas provas objetivas e 500 na redação do Enem. Os interessados devem informar já no ato da inscrição no Enem 2012 o interesse em obter a certificação do ensino médio e indicar a instituição de ensino credenciada junto ao Ministério da Educação que realizará o procedimento. No Paraná, todos os câmpus do IFPR estão autorizados pelo MEC a emitir o certificado.

As inscrições no Enem 2012 devem ser feitas pelo site www.enem.inep.gov.br e têm o custo de R$ 35,00.