IFPR oferece cursos técnicos na área industrial em nove municípios do PR – Instituto Federal do Paraná

IFPR oferece cursos técnicos na área industrial em nove municípios do PR

Estudantes que estão concluindo o ensino fundamental e aqueles que já têm o ensino médio completo podem se candidatar às vagas ofertadas pelo IFPR em cursos técnicos do eixo tecnológico de controle e processos industriais, que formam profissionais aptos a atuar nos mais variados ramos da indústria no Estado. São os cursos técnicos nas áreas da Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica e Química, ofertados por nove câmpus do IFPR.     O ingresso se dá por meio do Processo Seletivo, que está com inscrições abertas até o dia 1º de setembro de 2013. As provas serão realizadas no dia 06 de outubro, nos municípios em que estão localizados os câmpus do IFPR.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, o eixo técnológico de controle e processos industriais reúne cursos técnicos relacionados aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos industriais. O profissional formado nesta área executa atividades de instalação, operação, manutenção, controle e otimização em processos, contínuos ou discretos. A atuação profissional não se restringe, no entanto, à área industrial, alcançando também instituições de pesquisa, o segmento ambiental e de serviços. “O mercado de trabalho está em expansão por conta da grande necessidade de profissionais que entendam dessas áreas”, afirma a professora Danniella Rosa, do Curso Técnico em Mecânica do Câmpus Curitiba.

Cursos são oferecidos em nove municípios do Paraná

Para aqueles que estão concluindo o ensino fundamental, o IFPR tem seis opções de cursos técnicos do eixo de controle e processos industriais. Nas cidades de Assis Chateaubriand, Campo Largo, Jacarezinho e Paranavaí, por exemplo, os interessados podem se candidatar às vagas oferecidas no Curso Técnico em Eletromecânica. “Esse curso faz uma tomada geral das áreas de mecânica, eletrotécnica e eletrônica. Necessita de uma boa base de matemática e física e normalmente vai para as áreas de manutenção, projetos de equipamentos eletromecânicos, treinamento de capacitação e ensaios de equipamentos”, explica Danniella. Outra opção o Curso Técnico em Mecânica, oferecido nos Câmpus de Curitiba, Paranaguá e Telêmaco Borba. “Esse curso forma profissionais voltados para a execução de projetos mecânicos, qualidade, produção, manutenção e processos de fabricação. O mercado, assim como para Eletromecânica, está em alta tendo em vista a vinda de grandes empresas para o país”, avalia a professora. O IFPR oferece, ainda, as opções dos Cursos Técnicos em Automação Industrial, em Telêmaco Borba; Eletrônica, em Curitiba; Eletrotécnica, em Ivaiporã; e Química, em Umuarama.

Já, para os candidatos que possuem o ensino médio completo, o IFPR oferece o curso Técnico em Eletromecânica nos câmpus de Assis Chateaubriand, Campo Largo, Curitiba, Jacarezinho, Paranavaí e Telêmaco Borba. Há, ainda, a opção pelos cursos técnicos em Eletrônica, em Curitiba; em Eletrotécnica, em Ivaiporã; e em Mecânica, em Curitiba.

Processo Seletivo IFPR 2014 oferece 77 cursos técnicos e 22 cursos superiores em 15 cidades do Estado

Para 2014, o IFPR vai oferecer 3856 vagas em 77 cursos técnicos e 22 superiores presenciais nas cidades de Assis Chateaubriand; Campo Largo; Cascavel; Curitiba; Foz do Iguaçu; Irati; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Palmas; Coronel Vivida; Paranaguá; Paranavaí; Telêmaco Borba e Umuarama.

A relação completa dos cursos, bem como as descrições de cada um deles, pode ser consultada no Guia de Cursos IFPR 2014, disponível para download no site do Núcleo de Apoio a Processos de Seleção (NAPS) do IFPR.