IFPR oferece cursos técnicos para estudantes que ainda estão no Ensino Médio – Instituto Federal do Paraná

IFPR oferece cursos técnicos para estudantes que ainda estão no Ensino Médio

Cursos técnicos na modalidade concomitante serão oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho.

Estão abertas até o dia 15 de junho as inscrições para 15 cursos técnicos na modalidade concomitante – em que o estudante realiza o curso técnico no contraturno do Ensino Médio – oferecidos pelo Instituto Federal do Paraná por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos contecem nos câmpus de Curitiba, Foz do Iguaçu, Ivaiporã, Londrina, Palmas e Paranaguá e na Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) de Coronel Vivida. Ao todo, estão disponíveis 600 vagas.

Os cursos técnicos são oferecidos em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEED) e destinam-se exclusivamente aos estudantes matriculados no Ensino Médio em escolas públicas estaduais, inclusive aos alunos ligados à educação de Jovens e Adultos. A duração dos cursos é de até 2 anos, sendo que a carga horária total varia de 800h a 1200h.

Além dos cursos gratuitos, os estudantes do Pronatec terão direito aos benefícios de assistência estudantil e receberão todo o material didático necessário para acompanhar o curso. As aulas iniciam no dia 23 de julho.

Inscrições

A SEED é a entidade responsável por realizar a inscrição dos estudantes nos cursos. Os interessados em matricular-se devem procurar as escolas indicadas pelos Núcleos Regionais de Ensino de cada município até o dia 15 de junho de 2012. No período de 25 a 29 de junho, o estudante deverá confirmar a matrícula junto ao câmpus que oferece o curso desejado.

Os documentos necessários para inscrição são:
– Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia e original)
– Carteira de Identidade (cópia e original)
– CPF (cópia e original)
– Declaração de escolaridade
– Comprovante de residência, preferencialmente conta de luz (cópia e original)
– 1 foto 3×4

As opções de curso e locais de inscrição podem ser verificados no endereço eletrônico www.ifpr.edu.br/pronatec.

Conheça o Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec) foi criado em outrubro de 2011, com a sanção da Lei 12.513/2011. Tem como objetivo expandir, interiorizar, e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), contribuindo para a melhoria da qualidade do Ensino Médio público e ampliando as oportunidades educacionais dos trabalhadores.

Até 2014, o Governo Federal pretende investir R$ 24 bilhões de reais no programa, que atenderá 8 milhões de jovens e adultos em todo o país. No Paraná, o IFPR, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) serão os ofertantes dos cursos do Pronatec.

A grande inovação do programa é a criação do Bolsa-Formação, ação que permite a oferta de vagas em cursos técnicos e FIC. Os cursos serão oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social.

Há dois tipos de Bolsa-Formação: a Estudante e a Trabalhador. Na Bolsa-Formação Estudante, cursos FIC (com duração entre 160h e 300h) e cursos técnicos com, pelo menos, 800 horas serão destinados a alunos das redes públicas de ensino médio. Já a Bolsa-Formação Trabalhador oferecerá cursos FIC para qualificação a pessoas em vulnerabilidade social e trabalhadores de diferentes perfis.

Além de criar a Bolsa-Formação, o Pronatec vai manter ações que já vinham sendo implementadas pelo Governo Federal, como o financiamento de cursos técnicos em instituições particulares por meio do Fundo de Financiamento Estudantil; a expansão da Rede E-TEC Brasil e das redes públicas de educação profissional e tecnológica.