IFPR oferece vagas em especialização na área da propriedade intelectual e inovação para servidores – Instituto Federal do Paraná

Foi publicado nesta segunda-feira (22) o Edital nº 018/2013, que trata da oferta de 250 vagas para os servidores do IFPR no Curso de Especialização em Propriedade Intelectual e Inovação. A turma será composta exclusivamente pelos servidores efetivos da instituição e o processo de seleção obedecerá aos prazos e regras definidos no edital. O curso de pós-graduação é vinculado ao Programa de Capacitação dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, implementado pela SETEC/MEC, e será viabilizado com apoio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com a coordenação da Diretoria de Empreendedorismo Inovador, a qual estão vinculados os Núcleos de Inovação e Tecnologia (NIT) do IFPR.

O curso de especialização tem como objetivo principal dar formação continuada a profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), que atuarão no desenvolvimento de pesquisa aplicada geradora de propriedade intelectual e inovação. As aulas acontecem entre agosto de 2013 e fevereiro de 2015.

O curso será desenvolvido na modalidade a distância, por meio de modelo presencial-virtual e modelo e-learning, com aulas gravadas e/ou aulas ao vivo, havendo o desenvolvimento de atividades práticas e atividades online, através do Portal Educacional da Diretoria de Educação a Distância do IFPR. A estrutura curricular é dividida em quatro módulos, totalizando 450 horas, distribuídas em 13 disciplinas de 30 horas, além do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (TCCE), com 60 (sessenta) horas. Mais informações sobre a matriz curricular estão disponíveis no item 9 do Edital 018/2013.

Inscrições devem ser feitas nas unidades do IFPR

As inscrições podem ser realizadas no período de 22 de julho a 03 de agosto de 2013, sendo que o candidato deverá entregar a documentação abaixo relacionada ao GT Pessoas de sua unidade até as 18 (dezoito) horas do dia 03 de agosto de 2013. Os documentos necessários para a inscrição são:
a) Cópia do RG e CPF;
b) Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
c) Cópia do Diploma de Graduação ou Certidão de conclusão de Curso Superior;
d) Cópia do Histórico Escolar da Graduação;
e) Requerimento de inscrição preenchido, disponível na página www.ead.ifpr.edu.br;
f) Termo de Compromisso Institucional ( ANEXO I);
g) Carta de autorização e liberação para realização do Curso, assinada pela chefia imediata e pelo Diretor Geral do Câmpus, Pró-Reitor ou Chefe de Gabinete (ANEXO II);
h) Carta de Intenção (ANEXO III); e
i) Currículo Lattes (https://lattes.cnpq.br );
j) Requerimento de Pré-inscrição em Curso de Educação à Distância (ANEXO IV).

A seleção será realizada por Comissão composta por representantes da Pró-Reitoria de Ensino (PROENS), da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) e da Diretoria Sistêmica da EAD, mediante apreciação dos documentos entregues pelos candidatos. Serão considerados como critérios para classificação dos candidatos a compatibilidade do curso com as atividades desempenhadas em sua função no IFPR e com as respostas informadas na Carta de Intenção, além do incentivo à educação continuada, considerando prioritários os candidatos que ainda não possuírem curso de pós-graduação lato sensu.

Resultados

A relação de candidatos selecionados será divulgada no dia 08 de agosto de 2013 na página de capacitação interna da PROGEPE e na página virtual do EAD.