IFPR Paranaguá tem aprovação de 70% no vestibular – Instituto Federal do Paraná

CAMPUS PARANAGUÁ

IFPR Paranaguá tem aprovação de 70% no vestibular

O Câmpus Paranaguá do IFPR teve uma taxa de aprovação de, aproximadamente, 70% nos vestibulares para este ano – contabilizando instituições públicas e privadas. Dos 61 alunos que participaram de processos seletivos, 38 foram aprovados para algum curso superior em universidades públicas, o que corresponde a um índice de, aproximadamente, 62%. Já os aprovados em instituições privadas correspondem a 35% (21 alunos) do total de estudantes que fizeram algum vestibular

Boa parte desses estudantes agora está na UFPR, UTFPR, UEPG e PUC-PR e até mesmo nos cursos superiores do IFPR. Mas também há aprovações para universidades de fora do Paraná, como a UFSC e a Unicamp, e até mesmo do exterior. Um dos alunos foi aprovado em uma Universidade de medicina na Argentina e outro na Pontifícia Universidade Católica do Paraguai, para o curso de Engenharia Civil.

Para o diretor do Câmpus Paranaguá do IFPR, Roberto Teixeira Alves, estas aprovações foram um grande presente de aniversário para a unidade, que completou cinco anos em 2013. Segundo ele, a função do IFPR não é preparar os alunos para o vestibular. Entretanto, isso tem acontecido de forma bastante natural. “Isso coroou o ano de 2013, porém aumenta ainda mais a nossa responsabilidade, já que seremos cobrados mais”, afirma.

A aluna Jamile Vieira Santos, do curso técnico em Logística, foi aprovada na UTFPR, IFPR, UFPR Litoral, Instituto Superior Tupy e UFSC. Ela cursará Engenharia Química na UFSC e comenta que escolheu o curso depois das aulas de Química do Instituto: “Não esperava tantas aprovações, já que, com o curso técnico concomitante, quase não sobrava tempo para focar nos vestibulares”. “Mas o bom ensino médio do IFPR foi o que mais contribuiu para as aprovações, por isso eu sempre digo que se o aluno do IFPR souber aproveitar, terá uma ótima base, inclusive para o vestibular”, conta.

Como ser aluno

O IFPR oferta cursos de nível médio e superior em diversas cidades do Paraná. Para estudar na instituição, os estudantes são submetidos a um processo de seleção. As inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2015 poderão ser realizadas durante todo o mês de agosto de 2014. A prova está prevista para o mês de outubro de 2014. O início das aulas está marcado para o primeiro semestre de 2015.

Mantidos pelo Ministério da Educação (Governo Federal), todos os cursos são totalmente gratuitos – não há qualquer tipo de taxa ou de mensalidade. Além disso, ao longo do ano, os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica (fragilidade financeira), podem participar de diversos Programas de Assistência Estudantil, que oferecem auxílios ou bolsas com o objetivo de promover a permanência, a inclusão e o êxito escolar.

Mais informações sobre o IFPR estão disponíveis na página do Câmpus Paranaguá, na página da Reitoria ou na página do Facebook.