IFPR participa da 42ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Representantes do Instituto Federal do Paraná participaram do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) nos dias 11, 12 e 13 de setembro, em Porto Alegre (RS). A 42ª edição foi organizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No total, 13 trabalhos do IFPR foram selecionados por meio de uma chamada interna coordenada pela Diretoria de Extensão, Arte e Cultura (Diext/Proeppi), representando os Campi Colombo, Curitiba, Jaguariaíva, Londrina e Umuarama, além de trabalhos apresentados pela Diext.

O tema do evento deste ano, “A Extensão que queremos”, procurou refletir, a partir das práticas extensionistas atuais, que futuros estamos produzindo e o que desejamos para as instituições de ensino superior e para a sociedade do amanhã. Mais que produzir questionamentos, o tema do SEURS 42 foi um convite para a construção de um mundo mais sustentável, no qual temas como crises climáticas e ambientais, combate às desigualdades estruturais e reconhecimento das questões identitárias de grupos minorizados se fortaleçam ainda mais como valores indissociáveis da agenda da extensão universitária.

O SEURS é o principal evento de extensão do sul do Brasil e tem como objetivos promover, discutir e disseminar a extensão universitária, por meio do intercâmbio entre as instituições públicas de ensino superior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de estimular fortalecer o diálogo interinstitucional e a troca de experiências entre extensionistas e a comunidade.