IFPR participa de audiência pública sobre a educação profissional no Paraná – Instituto Federal do Paraná

IFPR participa de audiência pública sobre a educação profissional no Paraná

O Reitor Pro tempore substituto, Ezequiel Westphal, representou o Instituto Federal do Paraná em audiência pública realizada na Assembléia Legislativa do Paraná (Alep) nesta quarta-feira (13). A audiência tinha como tema o “Ensino Médio Profissionalizante no Paraná e a UTFPR” e foi promovida pela Comissão de Cultura, com o apoio da Comissão de Educação e da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Alep.

Westphal foi convidado para compor a mesa diretiva da sessão. Em sua fala, apresentou o IFPR e destacou as políticas de inclusão praticadas pela instituição. “Oitenta por cento das nossas vagas são destinadas a estudantes que vêm de famílias cuja renda per capita não ultrapassa 1,5 salário mínimo. Nosso objetivo é oferecer a melhor educação, onde o filho da família mais pobre e o filho da família mais rica possam estudar em condições de igualdade”, afirmou.

O professor também enfatizou a amplitude do ensino oferecido pelo Instituto. “Nossa missão é oferecer cursos que vão desde o reconhecimento de saberes e competências de trabalhadores, passando pelos cursos técnicos de nível médio, até a pós-graduação, buscando promover o encantamento pela escola e permitindo que o nosso estudante ascenda a outros níveis de ensino”.

Sobre o fechamento de cursos técnicos oferecidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Curitiba e a possibilidade de o IFPR absorver os estudantes ligados a esses cursos, Westphal esclareceu que a instituição não foi convidada a participar desse debate. Explicou também que o ingresso ou transferência de qualquer estudante para os cursos técnicos de nível médio oferecidos pela instituição devem obedecer às normativas e rotinas administrativa do IFPR, que prevê processos seletivos específicos para cada caso.

Além do Reitor Pro tempore substituto do IFPR, participaram o presidente da Comissão de Cultura – e proponente da audiência pública – , deputado Péricles de Mello, o presidente da Comissão de Educação da Alep, deputado Hussein Bakri; o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, deputado Tercílio Turini; o presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania, deputado Tadeu Veneri; o presidente do Grêmio Estudantil da UTFPR, Guilherme José Pavesi; o superintendente do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Marcio Pessati; o diretor do Senai, Marcos Secco; o diretor do Senac, Vitor Monastier; o representante da Associação Comercial do Paraná, Cleverson Marinho Teixeira; a relatora da lei da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Clair da Flora Martins; e o advogado que representa o Grêmio Estudantil da UTFPR, Henrique Magalhães.

Sobre a audiência pública

A audiência pública foi uma solicitação dos estudantes ligados ao Grêmio Estudantil da UTFPR, que reivindicam a manutenção dos cursos técnicos de nível médio oferecidos pela instituição de ensino. A iniciativa buscou debater o número decrescente de vagas disponíveis nos cursos técnicos oferecidos pela instituição a cada ano e propor soluções para evitar a extinção deles.

Ao final da audiência, será instaurada uma comissão para debater o assunto com a comunidade e levar a situação para os órgãos responsáveis por acompanhar essas questões.