IFPR pode oferecer cursos para detentos da Penitenciária Estadual de Piraquara – Instituto Federal do Paraná

IFPR pode oferecer cursos para detentos da Penitenciária Estadual de Piraquara

A Direção Geral do Câmpus Pinhais está em fase de negociações junto a Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos para a oferta de cursos de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) aos detentos do Presídio Estadual de Piraquara. A previsão é de que os cursos sejam oferecidos a partir de março de 2014.

A pactuação prevê que, inicialmente, sejam formadas duas turmas dos cursos de Auxiliar de Administração e de Língua Espanhola. Os cursos terão 160 horas de duração e serão realizados no período noturno, nas dependências da penitenciária. O objetivo do IFPR é atender cerca de 100 estudantes. “Por meio destes cursos de capacitação, pretendemos oferecer novas oportunidades de recuperação e integração com a sociedade”, afirma o Diretor Geral do Câmpus Pinhais, professor Paulo Yamamoto.

Os professores que vão ministrar esses cursos serão selecionados por meio de edital, sendo que será dada preferência àqueles que já tenham experiência em trabalhar com os apenados. “Os cursos serão ministrados em ambientes adequados pela coordenação da educação e qualificação profissional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, com toda a assistência e acompanhamento desta demandante”, explica Yamamoto.

Mais informações

Mais informações sobre o andamento desta pactuação poderão ser encontradas no site do Pronatec no IFPR.