Cursos

IFPR realiza 2ª Mostra de Cursos nos dias 14, 15 e 16 de outubro

Publicado em

São 3.580 vagas em 57 cursos técnicos ministrados em 14 cidades; oferta subiu 65% em relação ao ano anterior

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) promove nos dias 14, 15 e 16 de outubro a 2ª Mostra de Cursos. Em Curitiba, o evento será realizado no prédio da Reitoria (Rua João Negrão, 1285, Rebouças), das 14h às 22h, nos dias 14 e 15, e das 09h às 17h, no dia 16.

O Edital do Processo Seletivo 2011 será lançado em 1º de outubro, mesmo dia em que tem início o período de inscrições, que segue até 5 de novembro. O custo é de R$ 35 e os candidatos devem se inscrever exclusivamente pelo site www.ifpr.edu.br.

Ao todo, serão 3.580 vagas em 57 cursos técnicos,  todos públicos e gratuitos, com duração de um ano e meio a quatro anos, distribuídos em 11 campi e três núcleos avançados, que atendem a todas as regiões do Paraná. Os cursos ocorrem em quatro modalidades: integrado ao Ensino Médio; subsequente, concomitante e Proeja.

Além dos cursos técnicos, o Instituto vai oferecer cursos superiores – tecnólogos, bacharelados e licenciaturas. Neste ano, pela primeira vez, será utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso nos cursos de nível superior.

Com relação ao Processo Seletivo 2010, a oferta de vagas no IFPR aumentou 65% para 2011. São 1370 novas vagas em 23 novos cursos técnicos. Outra novidade é a transformação de núcleos avançados em campi. Em 2010, eram oito campi e três núcleos avançados. Para o ano que vem, serão 11 campi, localizados nas cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Londrina, Jacarezinho, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama, Palmas e Campo Largo – os municípios de Assis Chateaubriand, Ivaiporã e Cascavel possuem núcleos avançados do Instituto.

A meta para os próximos anos é atingir 32 cidades paranaenses, com oferta de 40 mil vagas no ensino presencial e à distância. “Nossa proposta é a de aumentar a oferta da Educação Profissionalizante no Paraná, atendendo a todas as regiões do Estado”, destaca o reitor do IFPR, professor Alipio Leal. Para ele, a estrutura multicampi e a organização curricular, que permite a oferta de cursos da Educação Básica à Pós-Graduação, é um diferencial que contribui para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Novos cursos técnicos para 2011:
Portos
Guia de turismo
Cozinha (Proeja)
Hidrologia (Proeja)
Alimentos
Açúcar e Álcool
Controle Ambiental
Desenho de Construção Civil
Orientação Comunitária
Geoprocessamento
Florestas
Agroindústria
Produção de moda
Vendas
Cooperativismo
Reabilitação de dependentes químicos
Agroecologia (Proeja, subsequente, integrado ou concomitante ao Ensino Médio)
Análises clínicas