IFPR recebe 184 computadores interativos por meio de programa do governo federal – Instituto Federal do Paraná

Nesta segunda-feira (16), o IFPR recebeu 184 computadores interativos com lousa digital, provenientes do Programa de Modernização da Rede Federal para Uso de Tecnologias Educacionais, uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação. O objetivo do programa é equipar as unidades da segunda fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, modernizando-as e possibilitando aos docentes o uso de novas tecnologias da informação e comunicação nas atividades de ensino. Todas as unidades em funcionamento do IFPR serão contempladas.

Os números de professores e salas de aula informados ao FNDE para o cálculo dos equipamentos que seriam enviados foi coletado com a ajuda das direções gerais dos câmpus, já levando em conta os novos blocos em construção em todas as unidades do IFPR e a convocação de novos servidores. Graças a isso, metade das salas de aula de todos os câmpus contarão com o computador interativo. O equipamento é composto por um computador, uma lousa digital e um projetor integrados. “São equipamentos modernos e diferenciados, já que agregam ao computador a lousa digital e um projetor, que permite a exibição do que está se passando na tela”, afirma o Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, professor Eduardo Likio Takao. “Certamente, será uma ferramenta que contribuirá para o ensino de diferentes conteúdos”, conclui.

Tablets para professores

O programa de modernização também prevê a distribuição de tablets a todos os docentes dos câmpus do IFPR. O primeiro lote de 32 tablets já foi entregue ao IFPR no mês de abril 2013. Os equipamentos foram destinados ao Câmpus Jacarezinho, unidade que apresentou o melhor índice na relação aluno X professor (RAP) no primeiro semestre letivo. A entrega foi realizada ao diretor geral do câmpus, professor Gustavo Villani Serra, em reunião do Colégio de Dirigentes do mês de maio. Uma segunda remessa, que contemplará todos os câmpus do IFPR, ainda será recebida pela instituição.