IFPR recebe proposta de criação de unidade para a oferta de cursos técnicos em Cornélio Procópio – Instituto Federal do Paraná

Representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Prefeitura de Cornélio Procópio apresentaram ao IFPR uma proposta de implantação de um centro de referência do Instituto voltado à oferta de cursos técnicos no município.

Embora a cidade já conte com a presença de outras instituições de ensino, o grande número de indústrias na região gera uma demanda por cursos de formação profissional e tecnológica que não é suprida pelos cursos de graduação existentes e que poderia ser atendida pelo IFPR.

A demanda foi recebida pela Reitoria do IFPR, em reunião realizada no início deste mês e, no momento, está em análise na Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

O encontro contou com a participação do reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, do reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho, do diretor-geral da UTFPR em Cornélio Procópio, Márcio Jacometti, e de diretores e assessores das duas instituições.

Centros de referência

Conforme classificação contida na portaria MEC Nº 1291, de 30 de dezembro de 2013, um centro de referência é uma unidade administrativa vinculada à reitoria ou a um campus e que pode ser criada pelos institutos federais sem a necessidade de autorização por parte do Ministério da Educação (MEC).

Atualmente, o IFPR possui quatro centros de referência (veja o mapa a seguir), que podem fazer o uso compartilhado da estrutura física, científica e de pessoal de instituições já consolidadas, otimizando a utilização de recursos públicos.

Isso ocorre, por exemplo, com o Centro de Referência do IFPR em Ponta Grossa, que compartilha recursos e infraestrutura com o Campus Ponta Grossa da UTFPR.

Outra vantagem desse tipo de parceria diz respeito à possibilidade de verticalização do ensino: estudantes dos cursos técnicos, além de se preparem para a atuação profissional em suas respectivas áreas, também podem continuar sua trajetória formativa em cursos de graduação e pós-graduação. Isso seria viável em Cornélio Procópio, tendo em vista que a UTFPR possui campus no município.

Novas unidades (fluxo)

Prefeituras e outras instituições têm procurado o IFPR para a instalação de campus e centros de referência em suas respectivas regiões. Após tratativas iniciais, um estudo da demanda é realizado pela Proplan.

Caso seja comprovada a viabilidade de criação de nova unidade do IFPR, o respectivo processo é encaminhado para a deliberação do Conselho Superior (Consup).

Em todo o Paraná

Confira o mapa atualizado do IFPR com todos os seus campi, campi avançados e centros de referência.

Os Centros de Referência de São José dos Pinhais e Ponta Grossa são vinculados ao Campus Curitiba; o de Maringá ao Campus Londrina e o do Biopark, em Toledo, ao Campus Assis Chateaubriand.

Unidades administrativas dos IFs

Conheça, na lista a seguir, os demais tipos de unidades administrativas dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (conforme classificação presente na portaria MEC Nº 1291):

• Campus* – voltado ao exercício das atividades permanentes de ensino, pesquisa aplicada, inovação e extensão e ao atendimento das demandas específicas nesse âmbito, em sua área de abrangência territorial;
  • Campus avançado* – vinculado administrativamente a um campus ou, em caráter excepcional, à reitoria, e destinado ao desenvolvimento da educação profissional por meio de atividades de ensino e extensão circunscritas a áreas temáticas ou especializadas, prioritariamente por meio da oferta de cursos técnicos e de cursos de formação inicial e continuada;
  • Polo de Inovação* – destinado ao atendimento de demandas das cadeias produtivas por Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e à formação profissional para os setores de base tecnológica; e
  • Polo de Educação a Distância** – destinado à oferta de cursos de educação profissional e tecnológica na modalidade a distância, que poderá ser criado por meio de parceria com órgãos da administração pública, com o objetivo de expandir o atendimento às demandas por formação profissional em todo o território de abrangência do Instituto Federal.

* A criação e o funcionamento de Campus, Campus Avançado e Polo de Inovação estão condicionados à autorização do Ministro de Estado da Educação.
** A criação e o funcionamento de Polo de Educação a Distância são condicionados à autorização do Conselho Superior da Instituição, observados os critérios estabelecidos pelo MEC.