IFPR recebe prêmio nacional – Instituto Federal do Paraná

IFPR recebe prêmio nacional

O Instituto Federal do Paraná acaba de ser anunciado como um dos vencedores do Prêmio Roquette-Pinto 2010. O projeto “Ligue os Pontos – aqui uma coisa leva à outra” foi apresentado pela equipe da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Campus Paranaguá, num trabalho coordenado pela professora Tatiana Canziani.

Criado pelas jornalistas Anne Carolina Festucci e Juliana Vines Faria de Lima, o Projeto vencedor propõe a produção de programas de rádio que valorizam a cultura local com foco voltado para o público infantil.  Partindo do projeto já estruturado, será realizada uma série de doze programas com temas principais como: hábitos de consumo e consumismo; política é de todos; jogue lixo no lixo; origens culturais do seu bairro, cidade, estado e país; violência urbana; família.

A ideia é que a comunidade do litoral paranaense participe do trabalho – tanto na concepção, com os alunos do curso de extensão “IFPRádio: a mídia na escola”, realizado com estudantes do Ensino Médio Profissionalizante da Instituição –, quanto na realização, com discentes do Ensino Fundamental I de escolas da rede pública do litoral. Serão entrevistados para os programas, além dos alunos das escolas públicas, professores das instituições de ensino superior da região. Os participantes do grupo de pesquisa “Navegando nas ondas do rádio: a Educomunicação no litoral paranaense”  e os alunos do Ensino Médio Profissionalizante serão responsáveis por coletar entrevistas, elaborar os roteiros e cuidar da edição do material, que será feita nos estúdios da Rádio Difusora AM 1460, da cidade de Paranaguá.

Conheça melhor o Prêmio
O Prêmio Roquette Pinto (criado pela Associação das Rádios Públicas do Brasil – ARPUB) lançou o I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, com o objetivo de apoiar a produção independente de obras radiofônicas e estimular a diversidade regional na produção de programas de rádio. O projeto é voltado para rádios não-comerciais, bem como entidades culturais sem fins lucrativos, produtoras independentes e instituições de ensino públicas e privadas. Os programas vencedores serão veiculados pelas emissoras públicas associadas à ARPUB e ficarão à disposição para veiculação em rádios não-comerciais. Foram selecionados 40 (quarenta) projetos de programas radiofônicos, contendo cada um deles seis horas de conteúdo, distribuídos por todas as regiões brasileiras, nas categorias rádio-documentário, rádio-dramaturgia, programas infanto-juvenis e rádio-arte ou experimentações sonoras. Com patrocínio da Petrobrás, os vencedores receberão R$20mil para viabilizar os projetos.