IFPR recebe visita da Comissão de Ética da Presidência da República – Instituto Federal do Paraná

IFPR recebe visita da Comissão de Ética da Presidência da República

Na quinta-feira (5), representantes da Comissão de Ética Pública da Presidência da República estiveram no Instituto Federal do Paraná (IFPR) para uma visita técnica. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e o funcionamento da Comissão de Ética Pública do IFPR e sanar dúvidas, orientando sobre a correta atuação do órgão.

Esta é a 2ª vez que o IFPR foi visitado por representantes da CEP da Presidência da República, que visita periodicamente as instituições ligadas à Administração Pública Federal, com a finalidade de orientar os trabalhos das comissões locais. De acordo com o colaborador da Secretaria Executiva da CEP, Professor Raimundo Nonato da Silva, as Comissões de Ética têm finalidade educativa. “As Comissões são órgãos independentes criados com função de aconselhamento, de caráter fiscalizador, consultivo e deliberativo”, explica.

O presidente da Comissão de Ética do IFPR, José Roberto Burger, avalia como positiva a visita. “Os integrantes da comissão ficaram muito satisfeitos ao perceberem que o IFPR possui uma comissão de ética pública institucionalizada por uma portaria e que a comissão possui um plano de trabalho detalhado para o ano de 2015”, afirma.

Conheça a CEP do IFPR

De caráter consultivo e deliberativo, a Comissão de Ética Pública do IFPR tem como finalidade observar e zelar pelo que é determinado no código de ética dos servidores públicos federais – a íntegra do documento pode ser consultada na Lei 1171/94, que o aprova. Cabe à CEP orientar, supervisionar e até mesmo acolher e dar encaminhamento às denúncias de infrações à conduta ética que é esperada dos servidores e gestores do IFPR no exercício profissional. A Comissão é composta por três membros titulares e respectivos suplentes, escolhidos entre os servidores ocupantes de cargo efetivo, designados por ato do Reitor. O mandato dos indicados é de três anos.

Mais informações podem ser encontradas na página da CEP no Portal do IFPR.]]>