IFPR sedia 23ª Reunião Ordinária do Conif – Instituto Federal do Paraná

Conif

IFPR sedia 23ª Reunião Ordinária do Conif

O Instituto Federal do Paraná sediará, em Curitiba, a 23ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica (Conif). A reunião inicia nesta terça-feira (17) e segue até a próxima quinta (19). Cerca de 40 dirigentes são esperados para o encontro.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) congrega os 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets) e a Universidade Federal Tecnológica do Paraná.

A abertura do evento acontece às 9h de terça-feira, com a participação do reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e Presidente do Conif, professor Denio Rebello Arantes, do Reitor do Instituto Federal do Paraná, professor Irineu Mario Colombo, do Diretor-Geral do Câmpus Curitiba, professor Luiz Gonzaga Alves de Araujo e do Diretor-Geral do Câmpus de Educação à Distância, professor José Carlos Ciccarino. Logo após, iniciam-se as reuniões de trabalho.

Já no primeiro dia do evento, os conselheiros têm as Novas Diretrizes Curriculares como pauta das discussões. As sugestões para as novas diretrizes para a educação profissional e tecnológica foram encaminhadas, no dia 09 de abril, ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Na oportunidade, o coordenador da Câmara de Ensino do Conif, Belchior Rocha, as apresentou formalmente à comissão de relatores da Câmara de Educação Básica (CEB/CNE). A participação do relator da CEB/CNE Francisco Cordão está confirmada para o debate sobre a nova resolução, na tarde de terça-feira. Outras atividades também estão previstas, como a participação de representantes da União dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Na quarta-feira (18), as comissões do Regimento CONIF e Mestrado/Portugal têm espaço. A planilha de infraestrutura e o financiamento dos Jogos Nacionais e Regionais serão apresentados e discutidos durante à tarde. Na quinta-feira, a manhã será dedicada à participação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Esta é a segunda reunião ordinária do Conselho realizada em 2012. O próximo encontro dos dirigentes acontece em Florianópolis, durante o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que acontece entre os dias 28 de maio e 1 de junho.

Sobre o Conif

Criado em março de 2009, após a promulgação da Lei 11892/08, o Conif é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. O principal objetivo do conselho é a valorização, o fortalecimento, a defesa e a consolidação das instituições de educação profissional, científica e tecnológica, que já somam mais de 400 unidade em todo território brasileiro.

Para o êxito das ações, o Conif desenvolve atividades de promoção de estudos e projetos, de natureza interdisciplinar e interinstitucional, por meio de eventos como congressos, conferências, seminários e encontros; incentiva o intercâmbio de informações e experiências entre as instituições que compõem o Conselho e também com instituições de ensino, pesquisa e extensão, entidades culturais, científicas e tecnológicas nacionais e estrangeiras; executa articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada nas esferas federal, estadual e municipal.