IFPR sedia Fórum de Pró-Reitores de Extensão – Instituto Federal do Paraná

Eventos Institucionais

IFPR sedia Fórum de Pró-Reitores de Extensão

Entre os dias 10 e 12 de abril, o IFPR sedia, em Curitiba, a primeira reunião ordinária do Fórum de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forprorext). O objetivo do encontro, que reúne os Pró-Reitores de Extensão das instituições que compõem a Rede Federal, é discutir as ações a serem desenvolvidas visando à implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional para a Extensão.

Dentre os temas que serão discutidos estão as potencialidades e desafios do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Mulheres Mil, os programas da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, questões orçamentárias e parâmetros de indicadores de Extensão, economia solidária e desenvolvimento local.
Abertura do Evento

Os pronunciamentos de boas-vindas realizados no evento já mostraram que um dos principais temas em discussão no Fórum será o Pronatec. Fernando Gusmão, reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Coordenador da Câmara de Extensão do CONIF, apontou a atenção que o Ministério da Educação tem destinado ao programa, incentivando o debate dos Pró-Reitores e demais presentes em relação ao tema. Também destacou que na tríade ensino, pesquisa e extensão, a última é a que mais cresce em virtude dos anseios da população brasileira: “Por isso é importante que o fórum defina o caminho que a Rede Federal deve seguir para estas ações”.

O reitor do IFPR, Irineu Mário Colombo, salientou que o Pronatec é uma oportunidade e um desafio para as instituições que compõem a Rede Federal. “Os IFs não poderão perder esta oportunidade. É preciso dar uma resposta efetiva ao Pronatec e atender esta demanda do país. Nós não seremos cobrados pelo Governo Federal, nós seremos cobrados por toda a sociedade”.

Compuseram também a mesa de abertura do evento Wyllys Farkatt, coordenador Nacional do Forprorext e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFPR) e Paulo Tetuo Yamamoto. Yamamoto coordena o evento como uma de suas últimas ações a frente da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR.

Boas-vindas

A abertura da reunião também contou com a apresentação do Trio de Cordas do IFPR, composto pelos professores Berenice Romanelli, Sandro Romanelli e Luis Bourscheidt. Alunos dos cursos técnicos subsequentes de Secretariado, Eventos e Massoterapia também estão contribuindo com a organização do evento e assegurando uma boa acolhida aos representantes das instituições de ensino da Rede Federal.

Confira a galeria de fotos do evento no Facebook