IFPR Telêmaco Borba também investe no Mulheres Mil
Publicado em
O IFPR Câmpus Telêmaco Borba possui, atualmente, 100 mulheres inscritas no Programa Mulheres Mil, oferecido pelo Governo Federal por meio dos Institutos Federais. Três cursos são ofertados na cidade: confeitaria, reciclagem e artesanato. Em Telêmaco, o curso é coordenado por dois homens: Joel Júnior Cavalcante e Márcio José Kloster, que pretendem, exatamente dessa forma, romper barreiras que existem relacionadas ao gênero. A intenção é simbolizar que a luta das mulheres também é um problema dos homens.
O programa existe no Paraná desde 2012 e objetiva resgatar a autoestima das mulheres. Além da capacitação técnica, o programa prioriza a formação humana das alunas. Em Telêmaco Borba, especificamente, o programa possui extrema importância, já que o município apresenta elevado nível de pontuação no ranking nacional de violência contra a população feminina, segundo dados do Centro de Estudos Latino Americanos (CEBELA).
A iniciativa pretende promover tanto uma reflexão sobre as identidades das alunas como sujeitos, quanto a importância da mulher na sociedade. O título do curso, “Mulheres e o direito a cidade”, incentiva essa reflexão e sinaliza a luta pela igualdade de gêneros, inclusão da mulher, elevação da escolaridade e emancipação das mulheres por meio do conhecimento. Segundo o gestor do programa em Telêmaco Borba, Joel Júnior Cavalcante, “quebrar paradigmas, acreditar no potencial de libertação e emancipação de nossas mulheres, e principalmente, evidenciar a luta de nossas alunas é um mantra de todos os envolvidos no programa”.
Segundo Joel Júnior Cavalcante, a diferença que o curso tem feito na vida das alunas é visível e muitas alunas relatam a mudança que já sentiram em suas realidades, tanto na questão motivacional quanto no entendimento da necessidade de autonomia da mulher na sociedade. O programa também proporcionará o reinserção destas mulheres na escola. Cavalcante está formando uma turma, que já conta com três alunas que, a partir do programa, demonstraram vontade de retomar os estudos.
O Mulheres Mil no Câmpus Telêmaco Borba conta com parcerias com a Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, Secretaria de Assistência Social – CRAS, Divisão de Indústria Artesanal e Turismo, Universidade Estadual de Ponta Grossa – Câmpus Telêmaco Borba e Pastoral da Criança da Vila Rosa. Os parceiros contribuem com suporte físico, logístico e humano, acreditam e apoiam os objetivos do programa.